TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura em Ciências Biológicas

Por:   •  3/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 5

Avaliação a Distância 1 (2020-1)

BOTÂNICA 1

Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas

Polo: Itaocara RJ

Aluno: Rafael Félix Pereira

Matrícula: 18111020286

Respostas :

Questão 1. A evolução dos seres fotossintetizantes se deu da seguinte forma:  As briófitas são plantas bem pequenas, musgos – são provavelmente as mais antigas no ambiente terrestre, são plantas vasculares, mas algumas espécies têm tecidos condutores no caule, as briófitas formam um elo entre as plantas terrestres e as algas. O grupo das briófitas é composto de plantas relativamente pequenas e delicadas, é encontrada em ambientes úmidos e sombreados. Há duas fases no seu ciclo de vida: uma que produz esporos e outra que produz gametas. As pteridófitas são predominantes plantas herbáceas, são plantas vasculares, variam   desde pequenas ervas epífitas ou aquáticas, constitui uma parte fundamental da vegetação em muitas regiões, em termos de estudo morfológicos e filogenéticos, pois representam o nível de organização e o tipo de ciclo de vida ancestral dos outros grupos de plantas terrestres. Nesse grupo os vasos condutores de seiva já são presentes, o que permite que a fase esporofídica seja a predominante no ciclo de vida das Pteridófitas. As gimnospermas são em grandes  parte arbóreas ou quase herbáceas, as gimnospermas produzem sementes, porem são produzidas nuas, em cima de estruturas escamosas que geralmente se agrupam em estróbilos elas não formam flores, tem uma grande importância econômica com fonte de madeira. O grupo das Angiospermas é o maior e, economicamente, mais importante grupo de plantas. Inclui praticamente todas as plantas cultivadas, e é dominante em quase os ambientes terrestres formando a maior parte da vegetação visível. É também o grupo mais numeroso em termo de espécies, são utilizados como alimento, madeira, fármacos, ornamentos. Se diferencia das gimnospermas por possuir óvulos dentro do ovário.  Realizam o processo de polinização que é responsável pela fecundação dos gametas no ciclo de vida das Angiospermas, o que permite maior variabilidade genética, condição essencial a uma maior proteção contra doenças na espécie, pois, entre características genéticas variadas, há maiores chances de se encontrar genes que apresentem defesas contra infecções ou parasitas específicos. Existe mais diferenças em relação a estrutura anatômicas a morfológica externa. É o grupo mais completo em termos de evolução e adaptação.

Questão 2. O estudo dos fungos se iniciou no século XVII, quando as células e suas estruturas passaram a ser observadas com microscópio. A sistematização do estudo começou com o micologista Pietro Antionio Micheli. Nesse trabalho os fungos ainda eram estudados como uma divisão botânica. Por muitos anos os fungos eram tratados como plantas, acreditava-se que as algas e fungos tivesse uma origem em comum. No primeiro contato os fungos foram confundidos e ate  acreditava-se que se tratava de uma nova espécie de planta, por apresentarem características semelhantes as tais. Atualmente sabe-se os fungos teriam se originado de um ancestral eucarionte unicelular, não-clorofilado, originando formas filamentosas. Assim eles teriam uma linha evolutiva independentes não sendo classificados nem como plantas nem como animais. Eles passaram a ocupar um reino a parte. O Reino Rungi ou Mycetae.

Questão 3. O crescimento das células vegetais depende da organização da parede celular. Esta é o produto das atividades de síntese do protoplasto  e se difere em espessura, composição e propriedades físicas em diferentes células, de acordo com a função desempenhada. Por ser rígida, a parede celular limita o Tamanho do protoplasto evitando a ruptura da membrana plasmática, devido a entrada de água na celular,  uma das principais funções é de garantir a resistência e proteção, o protoplasto aumenta consideravelmente de tamanho.

Questão 4. A parede periclinal externa, presente em todas as células da superfície da planta, possui a função de manter agua e solutos no interior da celular e os invasores no exterior. A superfície das plantas em contato com o ambiente é delimitado parede periclinal externa, essa parede se diferencia de todos as demais pela presença de uma camada lipídica depositada sobre a superfície externa (camada lipídica também chamada de cutícula).

Questão 5. A parte aérea da planta possui cutículas e ceras que estabelecem barreiras para a entrada e saída de substância de planta, quando mais agressivas forem às condições do ambiente mais barreiras a planta desenvolve. O vegetal irá receber mais luz e menos minerais do solo. Já na parte subterrânea, a planta apresenta impedimentos mais frágeis e menores. A cutícula é praticamente inexistente nas células epidérmica da raiz. As barreiras para os minerais da parte subterrânea são: a endoderme e a exoderme que se localiza no córtex desse órgão.

Questão 6. As plantas suculentas como certas bromeliácias, cactáceas e Euforbíaceas, tem células que acumulam água. Esse tecido é conhecido como Parênquima aquífero, as células são relativamente maiores e apresentarem um grande vacúolo contendo agua, que é envolvido por uma fina camada de citoplasma; geralmente tal tecido apresenta paredes celulares finas e desprovidas de cloroplastos. O arênquima é um tecido que apresenta como característica espaços intercelulares grandes e regulares principalmente no mesofino, nas raízes e em caules de Angiospermas aquáticas. A presença desse importante mecanismo se da de forma contraria, em plantas aquáticas que dependem estritamente da vivencia em ambientes próximos da água o parênquima aerênquima: a função deste parênquima é promover a aeração em plantas aquáticas, permitindo também sua flutuação. Este tecido parenquimático é encontrado em angiospermas que habitam o ambiente aquático ou em terras encharcadas. O tecido contém grandes espaços intercelulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (92 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com