TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura em Ciências Biológicas

Por:   •  20/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS - CIC

Gisele Cristiane Schnell

Fabiano Villatore Ferreira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Ciências Biológicas (BID 443) – Estágio Curricular Obrigatório III

03/12/18

RESUMO

O estágio supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário. No presente instrumento vamos conhecer um pouco sobre o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos – CIC, o qual abre suas portas para receber estagiários de variados cursos da área da educação, onde o estágio foi realizado no Ensino Médio na disciplina de Biologia, tendo como área de concentração a Educação Ambiental.

Palavras-chave: Estágio. Educação. Aluno.

1 INTRODUÇÃO

A educação é uma prática social específica dos homens, situando-os dentro da história. Ela não muda o mundo, mas, o mundo pode ser mudado pela ação na sociedade e nas suas relações de trabalho.

O presente documento relata a experiência de um período de aprendizagem que chamamos de estágio, que visa preparar o acadêmico para exercer um ofício (trabalho).

O estágio foi realizado no CEEBJA - Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos – CIC, localizado na Rua Pedro Gusso nº1259, bairro Capão Raso, na cidade de Curitiba – PR, o qual oferta Ensino Fundamental Fase II e Ensino Médio, nas modalidades individual e coletivo.

A Educação de Jovens e Adultos do Estado do Paraná é uma modalidade de ensino da Educação Básica cuja concepção compreende a escola como espaço sociocultural que propicia a valorização dos diversos grupos que as compõem, ou seja, considera os educandos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem.

A faixa etária dos alunos do Ensino Fundamental é a partir de 15 anos, e dos alunos do Ensino Médio é a partir dos 18 anos.

A região do entorno é constituída de área comercial, residencial e industrial. A Instituição atende alunos trabalhadores tanto da região próxima, quanto de bairros e municípios vizinhos, ofertando escolarização para jovens, adultos e idosos que buscam dar continuidade aos seus estudos no Ensino Fundamental ou Médio.

 

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 “Estágio e disciplinas compõem o currículo de um curso”. Com isto fica claro que o estágio é o espaço/tempo no currículo de formação, destinado ás atividades que devem ser realizadas pelos discentes nos futuros campos de atuação profissional, onde os alunos devem fazer a leitura da realidade, o que exige competências para “saber observar, descrever, registrar, interpretar e problematizar”, e, consequentemente propor alternativas de intervenção. Diante disso a área de concentração escolhida foi Educação Ambiental.

Educação Ambiental é aquela destinada a desenvolver nas pessoas conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente. No Brasil, existe uma lei específica que trata da Educação Ambiental. 

A Política Nacional de Educação Ambiental é regida pela lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Os conteúdos englobam: conceito, objetivos, princípios, atuação e sua relação com a educação.

Art. 1º Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

Art. 7 º A Política Nacional de Educação Ambiental envolve em sua esfera de ação, além dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - Sisnama, instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino, os órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e organizações não-governamentais com atuação em educação ambiental.”

3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO

O saber do aluno deve ser considerado como ponto de partida para o processo de ensino aprendizagem, relacionando-o com o mundo do trabalho e com outras dimensões do meio social em que vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (716.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com