TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Por:   •  16/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÀ- UNESPAR

CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA

COLEGIADO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS

Aluna: Patricia Vanessa Franke do Prado

Turno: Tarde

União da Vitória, 23 de abril de 2020.

METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

RESPOSTAS

1. Os sujeitos da escola pública são todos os alunos da escola pública independente de classe social (ricos ou pobres), independente da raça (brancos, pardos, amarelos), da religião, da etnia, da cultura, da política, etc.

Geralmente eles são oriundos de todas as classes que existem na nossa sociedade. Como: assalariados, urbanas, rurais.

Todo sujeito é fruto das relações sociais em que está inserido, seja no seio familiar, nas amizades, nos “grupinhos”, no seu bairro, cidade, estado. Essas serão suas referências, algumas terão um peso maior na sua formação do que as outras. Então é normal que quando esse sujeito esteja no âmbito escolar ele queira transmitir  ao demais, queira compartilhar esse mundo ao qual ele esta inserido. É aonde ele cresceu, é o que ele conhece, é o que lhe foi passado seja pelos pais, avós, amigos. É nesse ponto aonde ele mostra também a sua singularidade, porque mesmo que muitos tenham a mesma origem e convivência cada um a interpreta e vive da sua forma.

4. Conteúdos estruturantes:

São os conhecimentos de grande amplitude, conceitos, teorias ou práticas, que identificam e organizam os campos de estudo de uma disciplina escolar, considerados fundamentais para compreensão de seu objetivo de estudo. São selecionados a partir de uma análise histórica da ciência de referência.

Como são históricos são frutos de uma construção que tem sentido social como conhecimento, tem uma porção dele que é produto da cultura e que deve ser disponibilizado como conteúdo para o estudante.

Não são sempre os mesmos. Devem considerar as relações que estabelecem entre si e entre os conteúdos tratados no dia-a-dia da sala de aula, nas diferentes realidades regionais onde se localiza a escola.

Tendo como objeto de estudo o fenômeno VIDA, foram definidos quatro conteúdos estruturantes que permitem conceituar VIDA, são eles:

  • Organizaçao dos seres vivos
  • Mecanismos Biológicos
  • Biodiversidade
  • Manipulçao Genética.

A. Organização dos seres vivos: ajuda a conhecer os modelos teóricos historicamente construídos que propõem a organização dos seres vivos, usando suas características comuns entre estes e sua origem.  Utiliza conceitos históricos como os de Linné mas também científicos do momento histórico atual como os avanços da Biologia molecular, etc. O propósito deste conteúdo é partir do pensamento biológico descritivo para conhecer, compreender e analisar a diversidade biológica existente, sem, no entanto, desconsiderar a influência dos demais conteúdos estruturantes, introduzindo-se o estudo das características e fatores que determinaram o aparecimento e/ou extinção de algumas espécies ao longo da história.

B. Mecanismos Biológicos: é o estudo dos mecanismos que explicam como os sistemas orgânicos dos seres vivos funcionam. Deve abordar desde o funcionamento dos sistemas que formam os diferentes grupos de seres vivos como a locomoção, digestão até o estudo dos componentes celulares e suas funções. Pretende-se, neste conteúdo, partindo da visão mecanicista do pensamento biológico, baseada na visão macroscópica, descritiva e fragmentada da natureza, ampliar a discussão sobre a organização dos seres vivos, analisando o funcionamento dos sistemas orgânicos nos diferentes níveis de organização destes seres - do celular ao sistêmico. Esta análise deve considerar a visão evolutiva, a ser introduzida pelo conteúdo estruturante Biodiversidade, bem como as influências dos demais conteúdos estruturantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com