TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Meiose e o Processo de Formação de Gâmetas

Por:   •  19/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 10

Índice

1.        Introdução        3

1.1.        Objectivos        4

1.1.1.        Geral        4

1.1.2.        Específicos        4

1.3.        Metodologia        4

2.        Meiose e o Processo de Formação de Gâmetas        5

2.1.        Gametogênese        5

2.1.2.        Espermatogênese        6

2.1.2.        Ovogênese        10

2.1.3.        Diferenças entre a Espermatogênese e a Ovogênese        12

3.        Fecundação        13

4.        Constatações        15

5.        Referências Bibliográficas        16


  1. Introdução

O corpo humano é constituído por dois tipos de células: as somáticas que formam o corpo e as reprodutoras que se destinam a formação de gâmetas.  

A reprodução sexuada é uma forma de reprodução que se realiza por meio da união de dois tipos de gâmetas, o processo de divisão celular intimamente ligada a reprodução sexuada, é chamado de meiose, pois, os gâmetas ou células sexuais participantes neste tipo de reprodução são formados durante o processo de divisão meiótica.

A meiose é um tipo de divisão celular que ocorre nas células produtoras de gâmetas, caracterizada pelo facto de uma célula diplóide originar 4 células-filhas (geneticamente diferentes entre si) com a metade do número de cromossomas (células haplóides), se não ocorresse redução numérica de cromossomas durante a meiose, os gâmetas seriam diplóides e a cada geração o número de cromossomas duplicaria nas células somáticas dos indivíduos.

O presente trabalho, é resultado da necessidade de se compreender o processo de formação de gâmetas (masculino e feminino), processo esse denominado gametogênese.  

  1. Objectivos
  1. Geral
  • Conhecer o processo de formação de gâmetas (gametogênese).
  1. Específicos
  • Descrever os mecanismos meióticos de formação de gâmetas (gametogênese);
  • Explicar as fases de cada tipo de gametogênese (espermatogênese e ovogênese);
  • Distinguir a ovogênese da espermatogênese;
  • . Descrever o processo de fecundação.
  1. Metodologia

Para a realização deste trabalho, recorreu-se a pesquisa bibliográfica que consistiu na consulta de algumas obras referenciadas na bibliografia do trabalho, de forma a sustentar o mesmo com uma base teórica, extraindo toda matéria relevante para uma melhor compreensão do tema em análise.

  1. Meiose e o Processo de Formação de Gâmetas  

O termo meiose deriva da palavra grega meíosis, que significa diminuição, é um processo de divisão celular que ocorre com a redução do número de cromossomas, ou seja, uma célula mãe (2n=diplóide) dá origem a quatro células-filhas (n=haplóides) com a metade do número cromossomas da célula mãe, portanto, as células-filhas são geneticamente iguais a si, mas diferentes da célula mãe.

A redução do número de número de cromossomas ocorre porque nesse processo há uma única duplicação de cromossomas seguida de duas divisões nucleares consecutivas: a meiose I e a meiose II. Na meiose formam-se quatro células-filhas, cada uma com metade do número de cromossomas da célula mãe (AMABIS e MARTHO, 2004).

  1. Gametogênese

A gametogênese (génesis = formação, origem) é o processo de formação de células sexuais, através de divisões celulares, ou seja, é o processo pelo qual os gâmetas masculinos e femininos são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada.

O evento fundamental da gametogênese é a meiose, que reduz à metade a
quantidade de cromossomas das células, originando células haplóides, chamadas gâmetas, o espermatozóide (gâmeta masculino) e o óvulo (gâmeta feminino). Tanto o espermatozóide como o óvulo, são formados por meiose de células denominadas germinativas, que são diplóides, são formadas em órgãos especializados, as gónadas que são de dois tipos: as masculinas e as femininas, as gónadas masculinas são os testículos, que produzem espermatozóides e as gónadas femininas são os ovários, que produzem os óvulos.

Segundo ROBERTIS e HIB, (2004), o genoma humano possui 46 cromossomas (44 + XY no homem e 44 + XX na mulher), se a divisão fosse por mitose, cada gâmeta teria 46 cromossomas e o zigoto 92, visto que isto se repetiria por gerações sucessivas, o número de cromossomas se duplicaria de geração em geração, portanto, a meiose é o mecanismo usado pelos organismos para evitar que isso ocorra, assim, mediante duas divisões celulares consecutivas, as células sexuais reduzem à metade o número de seus cromossomas, com geração de gâmetas haploides (quatro espermatozóides no homem, um ovócito e corpúsculos ou glóbulos polares na mulher).

Como são dois os tipos de gâmeta, existem dois tipos de gametogênese:  

  • Espermatogênese: formação dos espermatozóides;
  • Ovogênese: formação dos óvulos. 

  1. Espermatogênese

A espermatogênese é o processo pelo qual se produzem os espermatozóides, ela ocorre nos testículos que são as gónadas masculinas.

[pic 1]

Fig. 1: Anatomia do sistema reprodutor masculino

Fonte: https://www.todamateria.com.br 

A espermatogênese inicia-se durante o desenvolvimento embrionário, nos testículos do embrião, células diplóides denominadas células germinativas primordiais passam a sofrer sucessivas divisões mitóticas, dando origem a várias espermatogónias. Estas continuam a se dividir por mitose durante toda a vida do homem, sendo, no entanto, um processo lento até atingir a puberdade, depois intensifica-se muito, declinado novamente na velhice.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com