TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Metodologias de Ensino de Ciências: Contribuições da Experimentação e da História e Filosofia da Ciência.

Por:   •  31/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 2

As Metodologias de Ensino de Ciências: contribuições da experimentação e da História e Filosofia da Ciência.

Entretanto, como é mostrado por Krasilchik, desde as décadas de 60 e 70 do século passado, o movimento de mudança curricular no ensino de ciências já era objeto de discussão das mais variadas academias especializadas da área. Neste período, a década de 70 do século passado, o Brasil iniciava o processo de democratização do ensino, e, de forma específica, uma maior abertura ao ensino para as classes de menor poder aquisitivo.

Muitas dessas mudanças, como a abertura da população com menor poder econômico ao ensino de ciências, podem ser entendidas, pois o mundo e o Brasil, em especial, viviam uma revolução tecnológica, onde tanto as empresas precisavam de mão-de-obra especializada para ocuparem seu campo de trabalho como o comércio necessitava de uma clientela com um grau mínimo sobre ciências para entenderem e comprarem os novos produtos que surgiam nas lojas.

A década de 80, em especial, foi marcada pela contestação deste modelo de ensinoaprendizagem, que mostrava, em alguns casos, não dá conta de instrumentalizar os alunos frente às teorias científicas. Nesta direção, o modelo construtivista, que surgiu como antagônico ao modelo tradicionalista e de natureza behaviorista, seria empregado na inovação e construção de várias metodologias de ensino. Contudo, como destaca Carvalho e Gil-Pérez , muitas destas inovações, sejam elas curriculares ou metodológicas, não alcançavam as salas de aulas e os professores que lá atuavam. Isto dificultou e ainda dificultam, nos dias atuais, as perspectivas de uma renovação no ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com