TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva Praticas de Ensino

Por:   •  16/10/2021  •  Artigo  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  2.389 Visualizações

Página 1 de 2

NOME DO(A) ALUNO(A): Lidiane Pedrosa Teixeira Benites

 RGM: 20792999

ATIVIDADE REFLEXIVA I

Elabore um texto (de 20 a 25) linhas, apresentando os seguintes elementos:

- Apresentação da Metodologia de trabalho e da(s) competência(s) da BNCC.

- Análise crítica da metodologia apresentada, levando-se em conta as competências gerais da BNCC.

A palavra metodologia refere-se aos caminhos que o professor utiliza para aplicar e realizar em suas aulas, tendo a construção do conhecimento com seus alunos.

A metodologia é o estudo dos métodos. Etapas a seguir num determinado processo. Tem por objetivo captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar a potencialidades, limitações ou distorções, capacidades dentre outros. Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte. Logo, é a explicação minuciosa, rigorosa, detalhada e exata de toda a ação desenvolvida no caminho do trabalho de pesquisa. É do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado como: questionário, entrevista etc. da equipe de pesquisadores e da forma de tratamento dos dados, ou seja, tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

Implicitamente citado na BNCC os benefícios das metodologias ativas “reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico, participativo, aberto ao novo, resiliente, colaborativo, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. E ainda completa: “BNCC propõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida.”

Com base nesta implementação de propostas que envolve os estudantes como protagonistas e que podem vivenciar experiencias em que as ações de ensino e aprendizagem são personalizadas, torna um caminho para utilizar, em sala de aula, abordagens que valorizam a autonomia dos estudantes e que estão inseridas no bojo das Metodologias Ativas.

BIBLIOGRAFIA

CIRQUEIRA; Marcia - Faculdade Integradas Potencial; Apresentação.

https://fipcotia.edu.br >> Acesso em maio de 2021.

EDIFY; Metodologia Ativas, BNCC e inovação.

https://www.edifyeducation.com.br >> Acesso em maio de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com