TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE REFLEXIVA PRATIVA DE ENSINO UNIDADE

Por:   •  4/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 3

Nome:Greyce Braz Narcizo Massaneiro

RGM:1819421699

Curso:Licenciatura em PedagogiaPeríodo:4° Semestre


Atividade Unidade1- UNICID

Introdução

        O Referencial Curricular foi implantado para servir como material de apoio e guia de reflexão de cunho educacionalpara o professor,respeitando a cultura de cada aluno.

        É fundamental que o professor sempre desenvolva a práxis pedagógica em sua vivência, pois com isso se pode fazer uma avaliação de sua ação-reflexão-ação das atividades propostas. Sendo possível assim avaliar se seu planejamento pedagógico foi alcançado.

É necessária estar atento a possíveis mudanças na didática, para que o conteúdo aplicado seja ofertado ao aluno de uma forma que o mesmo possa ter o maior aproveitamento.O professor deve ter o olhar crítico- reflexivo para o aluno, cada aluno aprende e compreende de formas diferentes.O aluno está em constante aprendizagem,uns mais participativos outros menos, cada um com suas particularidades. Cabe ao professor mediar o processo ensino-aprendizagem, pois o aluno é o sujeito construtor da sua própria historia.

Desenvolvimento

          O período de estágio é um momento muito importante para o docente, pois é a oportunidade de observar e refletir sobre sua ação e ação do outro, no caso o professor regente. É um período de amadurecimento onde vivenciamos à docência na prática, a forma de recepcionar e acolher os alunos, como criar e aplicar métodos de ensino que realmente surtam efeito no aluno, a forma com que o docente elabora o plano de aula e as metas definidas para que o mesmo seja aplicado.

Cabe ao professor não só executar o plano de aula a seguir e alcançar as metas, mas sim zelar pelo o cuidado,bem-estar e a frequência do aluno em sala.

        No estagio é onde os futuros professores se aproximam da realidade do aluno se tratando em questão social e cultural, o professor deve incluir em seu plano de aula atividades que envolvam os aspectos culturais e sociais, tornando o ambiente mais leve e dinâmico.

       Conclusão

            Conclui-se que para ser um bom profissional na área da educação é extremamente necessária a busca por novos conhecimentos e métodos pedagógicos, o profissional deve estar atento a práxis pedagógica em seu cotidiano. O professor,deve assumir uma postura critico-reflexivo a respeito de suas próprias experiências, estar em constante avalição própria se a sua didática está alcançando seus objetivos.

Compreendemos que o professor participa ativamente no desenvolvimento da criança e de suaprópria identidade,autonomia e socialização.  Por isso cabe ao profissional criar um ambiente que estimule não só de forma pedagógica, mas o desenvolvimento em grupo.

   Referências Bibliográficas

          Brasil.Lei n°9394,de 20 de dezembro de 1996.Fixa as Diretrizes e Bases da    Educação NacionalDisponívelem:.Acesso em:dez.2015

  ____.Ministério da Educação e do Desporto.Secretaria de educação Fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com