TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva Prática de Ensino em Gestão educacional

Por:   •  11/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Felipe Resina de Oliveira Campos        

RGM: 18484646

Disciplina: Prática de Ensino em Gestão educacional

Atividade Reflexiva I:

O Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado em 26 de junho de 2014 e terá um prazo de 10 anos para ser colocado completamente em prática. Esse plano estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem orientar as atividades na área da educação. Com isso, todos os estados e municípios devem elaborar planejamentos específicos, pois cada um deve adaptar as orientações para as necessidades regionais. Ele possui vinte metas que devem ser colocadas em prática para a melhoria da educação no Brasil, porém, duas delas são importantes e serão esmiuçadas neste texto.

A meta número quinze do PNE versa sobre a categoria dos professores, colocando como importante a formação superior de todos estes trabalhadores da educação. A ideia é que assim como outras categorias profissionais de alta responsabilidade e necessidade de arcabouço teórico, os educadores também tenham uma formação de nível superior, já que é necessário para que exista uma boa educação que os profissionais da área sejam mais qualificados e capacitados para entender as relações educacionais e as metodologias a serem empregadas.

A meta número dezessete que também abrange a categoria de trabalhadores da educação coloca que em seis anos do plano os professores teriam que ter a mesma valorização financeira que outros profissionais com ensino superior. Assim esta categoria sendo valorizada possibilitaria que mais pessoas se interessassem pela área de educação e as que já estão se mantivessem motivadas e valorizadas. A valorização não é apenas nas questões salariais, mas também em outros aspectos de suma importância como as condições de trabalho, que devem ser salubres para os trabalhadores que convivem com crianças, jovens e adultos.

Assim como todo o PNE estas duas metas que foram analisadas deveriam entrar em vigor em alguns anos, porém, a realidade nos mostra que apesar de uma pequena evolução rumo ao ideal ainda existe um caminho muito grande a ser traçado. A valorização da profissão docente ainda está longe de ser a necessária principalmente por conta dos cortes de gastos em investimentos públicos que vem sendo colocados nos últimos anos. A educação precisa ser valorizada para que possamos almejar uma sociedade mais justa, ética e produtiva. Precisamos que o estado encare a educação como investimento e possibilite que estas metas possam ser atingidas o quanto antes.

Referências

BRASIL. Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: . Acesso em: dez. 2015.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PINTO, Ana Lúcia Guedes; FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Trabalho Escolar e Produção de Conhecimentos. In: MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV, Neto; SHIGUNOV, Alexandre (Org.). Desatando os nós da formação docente. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 5-22.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com