TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como O Domínio Da Língua Materna Impacta No Desempenho Na Área Da Biologia.

Por:   •  9/4/2023  •  Ensaio  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte

Licenciatura em ciências biológicas

Período: 1°

Discentes: Anthony cauã bernardo de lima e silva

Marley Fernando correia de araujo

Annykychelly Fernanda vitória de Albuquerque

Como o domínio da língua materna impacta no desempenho na área da biologia.

 Sabe-se que a linguagem é importante por diversos motivos, neste trabalho será abordado como a língua portuguesa impacta no estudo biologia. A fala está ligada à comunicação, a evolução da humanidade se deu por conta da comunicação e ela sempre irá aprimorando-se com o tempo, além de nos manter em constante interação com a sociedade. Por esta ferramenta conseguimos transmitir nossos pensamentos; ideias; escrevemos e lemos, usamos a todo momento em qualquer área, seja exata ou ciências da natureza.

A nossa língua está presente em qualquer área científica, na biologia ela será bastante necessária seja modalidade bacharelado ou licenciatura. O português caminha junto a biologia auxiliando no entendimento da área, um escritor chamado Bargalló disse que professores de ciências estavam se reclamando de alunos que não conseguiam se desenvolver, ou seja, não conseguiam ler e expressar suas ideias. Logicamente, toda a responsabilidade foi para os professores de linguagem, ainda na fala de Bargalló, ele fala que os professores de ciências também são professores de linguagem porque eles fazem os alunos entenderem a linguagem da ciência através da língua materna.

Vimos um motivo pela qual essas duas áreas são importantes, ainda há mais dois motivos para a conciliação dessas duas matérias, levando para um lado mais científico, a língua portuguesa também auxiliará na descrição de artigos científicos para a leitura de alunos, professores e pessoas que tem muito interesse pela ciência para adquirir mais conhecimento. Outro motivo importante que essas duas áreas se completam é na parte da identificação de espécies de plantas e animais por exemplo, por meio dela será identificado e feito a nomenclatura das categorias de espécies.

Um aspecto importante para se deter é a escrita científica na Biologia, sobre os nomes de espécies na sua classificação; em termos mais específicos, a taxonomia na biologia com o uso do Latim nos nomes das espécies, ou outras categorias taxonômicas. Por ser uma língua dita como “morta”, ela é ótima para ser usada como uma linguagem universal, já que em cada canto do mundo, uma espécie de animal pode ser reconhecida de maneiras diferentes; e com o Latim independentemente do lugar que estiver, terá uma maneira de identificação única para todos. Para nós falantes nativos de uma língua latina, tenhamos uma melhor compreensão dos termos, por exemplo o Canis familiaris (cachorro), que a formação da palavra torna mais fácil a identificação do Ser.

linguagem (biologia)

  Uma das funções mais específicas do cérebro humano é a da linguagem, que pode ser traduzida como o conjunto de sinais de que os humanos se servem para a comunicação e expressão dos seus sentimentos e ideias.
Consciência, memória e linguagem estão inextrincavelmente ligadas. Uma função não pode existir sem as outras. Estas capacidades são consequência da elaboração, no córtex cerebral, de mecanismos de elaboração da informação simbólica e do domínio cerebral que ocorre somente nos humanos.

A linguagem oral é muito complexa. Para a utilizar é preciso conhecer palavras cujo significado seja entendido, sendo necessário, para organizar as palavras, a articulação de músculos da laringe, língua, lábios, etc. Embora este fenómeno ocorra à velocidade do segundo, é indubitável que o processo é inteiramente consciente e controlado. Por outro lado, a linguagem popular é original quer na forma quer no conteúdo, o que dificulta explicá-la como uma atividade puramente reflexiva.
A linguagem humana foi extraordinariamente difícil de investigar. Contudo, as áreas cerebrais mais envolvidas na linguagem foram identificadas - áreas de Broca e Wernicke - e as suas regras são parcialmente conhecidas.

A área de Wernicke, a área da percepção da linguagem no bordo superior do lobo temporal, não é o "armazém da palavra", mas a área onde as regras gramaticais são utilizadas para elaborar mensagens significativas. Alguns cientistas sugerem que palavras armazenadas estão ligadas em associação no córtex e que quando uma palavra específica é selecionada, há uma onda de ativação que associa áreas para a sua utilização. Por exemplo, o número 2 pode estar associado com 1 e 3, bicicleta, bípede, numeral, bilateral e outros símbolos.
A área de Wernicke é também a região que nos permite determinar o significado de palavras novas ou pouco usuais de contextos naturais e nos permite adquirir nova informação. A área de Wernicke está conectada por meios condutores com a área de Broca (motor da palavra), área situada anteriormente no mesmo hemisfério. A área de Broca é onde se encontram armazenados os complexos padrões que permitem controlar a articulação dos músculos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (259.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com