TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ALIMENTAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PERCEPÇÃO DO CONSUMO DE REFRIGERANTE POR ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Por:   •  16/9/2017  •  Monografia  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 7

VALDOIR PEREIRA FIGUEIREDO

EDUCAÇÃO ALIMENTAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PERCEPÇÃO DO CONSUMO DE REFRIGERANTE POR ESTUDANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE ANTONIO JOÃO - MS

Projeto de pesquisa de elaboração do TCC apresentado à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I do curso de Ciências Biológicas, das Faculdades Magsul.

Orientador: Prof. Me. Evaldo R. Weckerlin.

Ponta Porã-MS

2017

TEMA

Educação alimentar – um estudo de caso sobre a percepção do consumo de refrigerantes por estudantes no ensino fundamental de uma escola pública estadual no município de Antonio João-MS.

PERGUNTA CONDUTORA

Qual é a percepção de estudantes do ensino fundamental de uma Escola Pública Estadual sobre o consumo de refrigerantes?

INTRODUÇÃO

A educação alimentar é um processo de aprendizagem e de mudança comportamental em que o indvíduo através de orientações nutricionais conheçe e adquire hábitos alimentares saudáveis. Ter alimentação adequada contribui com a construção de seres humanos saudáveis preocupados com a qualidade de vida de seus descendentes (VALENTE, 2002 apud ALBUQUERQUE et al, 2010).

Desse modo as práticas de uma alimentação saudável tem que começar desde cedo, para que tenham hábitos alimentares saudáveis e não por escolhas de alimentos com alto teor de gorduras. Segundo Carmo et al (2006, p.122) um aspecto relevante da dieta dos adolescentes é o consumo excessivo de doces e bebidas com adição de açúcar.

 A adolescência é uma fase que ocorre diversas mudanças biológicas, psicológicas e sociais que podem influenciar no consumo alimentar, no qual os alimentos que eles preferem são aqueles com excesso de açucares e gorduras (OLIVEIRA et al, 2010). Nesse sentido, a escola se apresenta como um espaço e um tempo privilegiados para promover a saúde, por ser um local onde muitas pessoas passam grande parte do seu tempo [...] COSTA et al, 2001, p. 226).

A adolescência é um dos períodos mais excitantes e também desafiadores do desenvolvimento humano. Geralmente considerado como período da vida entre 12 e 21 anos de idade, a adolescência é uma época de grande transformação fisiológica, psicológica e cognitiva durante a qual as crianças se tornam adultos (MAHAN e ARLIN, 2012 apud PEREIRA, 2015, P. 11).

Depara-se com maus hábitos alimentares que são influenciados pela mídia ou pela sociedade que o prática. Diante disto, tem-se uma bebida que faz parte da dieta das pessoas, principalmente dos adolescentes, que é o refrigerante. Segundo Carmo et al (2006, p.122), os refrigerantes constituem a maior fonte de açúcar adicionado na dieta. Houve um grande aumento no consumo de refrigerantes em diversos países, por ser uma bebida bastante popular, mas que vem causando algumas preocupações quanto aos problemas á saúde das pessoas (NASCIMENTO et al, 2012).

Por ser uma bebida de fácil acesso, estando disponível livremente no mercado e principalmente nas escolas e universidades, o refrigerante é consumido muitas vezes pela falta de opção por alimentos saudáveis, por ter custo inferior e ser bastante influenciado pela mídia (SOUSA et al, 2015, S/P).

O refrigerante possui vários ingredientes que compõem a sua formulação, como a água, açúcar, dióxido de carbono, conservantes, concentrados, acidulante, edulcorante e antioxidante (LIMA e AFONSO, 2008). Com o alto conteúdo de açúcar e alto índice glicêmico, está bebida apresenta elevada densidade energética. Cerca de sete a nove colheres de sopa de açúcar é usado em uma lata de refrigerante do tipo coca cola fornecendo elevada densidade calórica e nenhum valor nutricional (SWEETMAN et al, 2008 apud. TOMAZ, RAMOS, MENDES, 2014).

A educação alimentar é de suma importância para que a sociedade em geral tenha qualidade de vida. Percebe-se então, a necessidade de ter consciência sobre os efeitos do refrigerante no organismo desde cedo, principalmente durante a infância que é o período de criação e estabelecimento de hábitos no qual muitas vezes são inadequados e podem favorecer no futuro o desenvolvimento de algumas doenças, como a obesidade e suas complicações.

Diante do problema apresentado, o objetivo principal deste trabalho é analisar a percepção dos estudantes no consumo de refrigerante bem como a consciência dos mesmos sobre o efeito que esta bebida causa no organismo e assim contribuindo para melhoria da qualidade de vida na fronteira Brasil/Paraguai.

OBJETIVOS

Objetivo geral

  • Verificar a percepção do consumo de refrigerante por estudantes de ensino fundamental.

Objetivos específicos

  • Analisar o conhecimento dos estudantes sobre as propriedades do refrigerante;
  • Identificar o conhecimento dos estudantes em relação aos malefícios e benefícios no consumo de refrigerante;
  • Verificar a frequência no consumo de refrigerante durante as refeições do dia;

HIPÓTESE

Devido a muitas informações que a mídia oferece para a sociedade, pode se dizer que os estudantes do ensino fundamental tem conhecimento sobre algumas doenças que podem ser adquiridas por conta do consumo excessivo de refrigerantes ao longo do desenvolvimento, como por exemplo, a obesidade, cárie dentária, diabetes, entre outras doenças, contudo os estudantes não tenham certeza de quais propriedades estão contidas no refrigerante. A partir dos questionamentos sobre o assunto, os estudantes estarão aprimorando seus conhecimentos para uma boa alimentação que é fundamental para a melhoria da qualidade de vida na fronteira Brasil/Paraguai.

METODOLOGIA

A pesquisa será desenvolvida no município de Antônio João-MS na escola Estadual Aral Moreira com estudantes de 5º á 7º ano do ensino fundamental.

A pesquisa será organizada em torno de um estudo de caso, para verificar a percepção dos estudantes em relação ao consumo de refrigerantes. Segundo Gil (2002, p.54), estudo de caso tem como um dos objetivos explicar as variáveis causais de determinado fenômeno em situações muito complexas que não possibilitam a utilização de levantamentos e experimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com