TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso

Por:   •  17/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  2.277 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]            FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

Estágio Supervisionado II – Biomedicina

Estudo de caso

1 – Uma mulher de 85 anos, com diabetes e fratura de quadril, ficou confinada à cama nos últimos três meses. O resultado de um teste de glicemia anterior tinha sido de 250 mg/dL e seu médico solicitou exames adicionais de sangue e de urina de rotina. O relatório de exame de urina é o seguinte:

Resultados

Exame físico

Exame Químico

Exame Microscópico

Cor

Amarelo – pálido

Glicose

100 mg/dL

Aspecto

turvo

Bilirrubina

Negativo

Leucócitos

20 – 25/ HPF

Densidade

1020

C. cetônicos

Negativo

Muitas leveduras e hifas

pH

5,5

Sangue

Moderado

pH

5,0

Proteínas

Traços

Urobilinogênio

Normal

Nitrito

Negativo

Esterase leucocitária

2 +

A – Por que a infecção por leveduras é comum em pacientes  com diabetes mellitus?

Entre pacientes hospitalizados, vários fatores têm sido reconhecidos como relacionados a um maior risco para o desenvolvimento de candidúria: idade avançada, sexo feminino, antibioticoterapia de amplo espectro, o uso de corticosteróides e imunossupressores, presença de anormalidades do trato urinário, diabetes, sondagem vesical de demora, pós-operatório de cirurgias de grande porte e doenças malignas12 16 17 20 39 (Tabela 1). Importante observar que a diabetes é a doença de base mais frequentemente encontrada nestes pacientes, condição esta associada a neuropatia autonômica que pode evoluir com retenção de urina, episódios de infecção urinária bacteriana (uso de antibióticos recorrente) e necessidade de sondagens de alívio. Em relação à sondagem vesical de demora, o tempo de uso deste dispositivo parece ter relação direta com o risco de desenvolvimento de candidúria.

B – Com um nível de glicemia de 250 mg/dL a glicose deve estar presente na urina? Por que?

Sim, Porque ultrapassou o limiar renal que é de 160 a 180 mg/dL, daí cessa a reabsorção tubular e é encontrado na urina.

C – Existe uma discrepância entre os resultados da reação de nitrito negativa e da esterase leucocitária positiva? Explique sua resposta.

Não. Porque nem sempre existe relação entre nitrito e esterase, já que a levedura não reduz nitrato a nitrito por isso é negativa e tem leucócitos porque independe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com