TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso - sist cardiovascular

Por:   •  9/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 5

CASO – SISTEMAS CARDIOVASCULAR, RESPIRATÓRIO E RENAL

Um homem caiu de moto e sofreu um trauma no lado esquerdo do tórax. Ao ser socorrido, apresentava taquipneia, dispneia e relatava muita dor. Os socorristas observaram que o tórax estava ligeiramente “dilatado” no lado do trauma.  O raio x de tórax mostrou pulmão esquerdo retraído. Chegando ao hospital, a gasometria revelou valores de PaCO2 (pressão parcial de dióxido de carbono arterial) por volta de 60 mmHg. Como ele estava taquicárdico, com a pressão baixa e com as mucosas pálidas, suspeitaram que também estivesse com hemorragia interna e optaram por transfundir um certo volume de sangue.

Explique o caso, procurando desvendar o que o homem sofreu, o porquê da taquicardia, da taquipneia, da dispneia, da retração pulmonar, da pressão baixa e da gasometria alterada. Se tivessem dosado o bicarbonato plasmático, o que se esperaria encontrar? Por que? O que os socorristas esperavam recuperar com a transfusão? Explique. Após a transfusão de sangue você esperaria alguma alteração no hematócrito?

O sistema respiratório é subdividido em duas partes chamadas de tratos. O trato respiratório superior é composto pelas fossas nasais, faringe e laringe, já o trato respiratório inferior é composto pela traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. É nos alvéolos pulmonares onde ocorrem as trocas gasosas dos vertebrados pulmonados. Mas para que o ar que chegue até os pulmões e possa ser expelido depois criando assim o ciclo de inspiração e expiração é necessário que o organismo crie uma diferença de pressão para que o ar possa se movimentar para dentro e para fora da cavidade respiratória. O nosso corpo consegue criar essa diferença de pressão graças a movimentos musculares que são responsáveis por expandir a caixa torácica aumentando assim o seu volume e consequentemente diminuindo a sua pressão interna em relação a pressão atmosférica do ambiente. Mas para que aja esse movimento conjunto entre os músculos intercostais e do diafragma com o pulmão este último permanece aderido a uma membrana de duplo folheto chamada pleura através da força de coesão. Esta força é resultante da interação entre as moléculas do líquido pleural e a superfície de contato fazendo assim com que as paredes dos pulmões fiquem aderidas as paredes da cavidade pleural sendo que a pleura está intimamente ligada com a caixa torácica. Isso faz com que os pulmões não se colapsem, pois o mesmo possuí elasticidade para a sua expansão.

No exemplo proposto pelo exercício o motociclista ao sofrer um trauma do lado esquerdo do tórax acabou de alguma forma interferindo na força de coesão do líquido pleural comprometendo a aderência do pulmão à cavidade pleural. Desta forma o pulmão não consegue ficar na sua forma distendida e com isso acaba ocorrendo a sua retração, pois como dito anteriormente o tecido pulmonar apresenta elasticidade. Esse evento acabou comprometendo a eficiência da respiração no indivíduo impossibilitando que o pulmão esquerda conseguisse exercer a sua função; esse estado é chamado de pneumotórax.

Com o comprometimento do pulmão esquerdo para exercer as trocas gasosas o indivíduo fica dependente apenas de um dos pulmões, isso influência na eficiência com que o seu corpo consegue captar oxigênio e descartar o gás carbônico isso mantem o ar dentro dos pulmões com uma Pco2 alta e impede a difusão do CO2 presente na corrente sanguínea para o ar que está nos pulmões provocando assim um aumento súbito da pressão parcial de dióxido de carbono arterial (PaCO2) no teste de gasometria. Esse aumento súbito também foi o responsável pela taquipnéia que é uma resposta do corpo a um aumento no nível da PaCO2 na tentativa de eliminar o dióxido de carbono da corrente sanguínea. Já a dispneia relatada é decorrente do colabamento do pulmão esquerdo, pois isso acabou o inutilizando sendo o mesmo incapaz de aumentar o seu volume para que diminua a sua pressão interna e o ar possa ser inspirado. Apesar do pulmão direito não apresentar nenhuma lesão a sua capacidade pulmonar total é drasticamente reduzida.

O tórax dilatado é devido ao colapso do pulmão pois o mesmo exerce uma força de retração na cavidade pleural. Quando está força de retração é interrompida o tórax tem um leve estufamento.

A taquicardia é um mecanismo de compensação cardiovascular para a diminuição do volume sanguíneo através da estimulação simpática do coração. Menores volumes de sangue no coração fazem com que o mesmo bombeie menos sangue a cada batimento, com isso o corpo tenta compensar causando taquicardia e também vasoconstrição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com