TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fosseis e processo de Fossilização

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade de Pernambuco- UPE

Campus Mata norte

Curso de licenciatura em Ciências Biológicas

Joás José da Silva

Áurea Lucina Monteiro

Fósseis e Processos de fossilização

Nazaré da Mata, Maio

2015


Joás José Da Silva

Fósseis e Processos de Fossilização

Trabalho Desenvolvido para obtenção de

Nota da primeira unidade na disciplina

De Elementos geológicos I do curso de

Licenciatura em Ciências Biológicas

Na Universidade de Pernambuco

Ministrado pela professora

Áurea Lucina Monteiro  

Nazaré, Maio

2015


Sumário

1-        Introdução        

2-        Fósseis        

2.1- Estudo Dos Fósseis:        

2.2- Onde são encontrados:        

2.3- Tipo de Fósseis        

3.0 Processos de fossilização        

3.1- Moldagens:        

3.2- Marcas:        

3.3- Mineralizações:        

3.4- Mumificações ou conservação total:        

3.5- Restos:        

3.6- Impressão:        

3.7- Incarbonização:        

4.0- Conclusão        

5.0- Referências Bibliográficas        


  1. Introdução

Assim como deixamos um rastro cultural na história, Seres de amplas espécies também deixam seus rastros ao longo do tempo e assim que se inicia uma abordagem aos fósseis. Através dos fósseis podemos saber como eram os seres vivos e os ambientes.                      

     Temos a tendência de considerarmos fósseis apenas as ossadas de dinossauros e de outros grandes vertebrados pré-históricos extintos, quando na verdade, o registro fóssil contém representantes da maioria dos grupos biológicos, incluindo desde o Homem fóssil até aqueles grupos representados por formas de vida microscópica, que só podem ser vistos através do auxílio de instrumentos ópticos.

   

  1. Fósseis

   Fósseis são restos ou evidencias da atividade biológica dos seres vivos preservados em diversos materiais. Essa preservação geralmente ocorre em rochas mas também são encontradas em outros locais como gelo, sedimentos, piche, resinas, solos e cavernas e os exemplos de fósseis mais encontrados geralmente são ossos, caules fossilizados, conchas, ovos e pegadas. A principal disciplina cientifica que utiliza os fósseis como objeto de estudo é a paleontologia.  A fossilização raramente ocorre porque a matéria orgânica dos seres vivos tende a ser rapidamente decomposta.

2.1- Estudo Dos Fósseis:

   Desde muitos tempos atrás o homem observa e tenta compreender a natureza, Desde muito cedo ele encontrou rochas com impressões em forma de conchas, ossos de animais e folhas de plantas, ou seja, fósseis. Ao longo do século estas impressões estimularam a imaginação do ser humano, originando assim diversas explicações e hipóteses de como teria sido a terra em sua antiguidade. Algumas dessas explicações se baseavam na hipótese de que foram criações de espíritos maus ou bons, sendo designada de “cobras de pedra”, “pedras mágicas”, “pedras de trovão” e “pedras de sapo”. Em outras interpretações essas impressões foram vistas como o resultado da ação das radiações do sol ou das estrelas. Também ouve aqueles que ainda preferiram olha-las como brincadeiras do reino mineral, que imitava formas de plantas e animais existentes na natureza.

   No século XVII havia a teoria de que as impressões deixadas nas rochas seriam resultantes de uma propriedade inerente à terra, na qual se originaria essas marcas como ornamento das regiões ocultas do globo, da mesma maneira que as flores são o ornamento da superfície. Ainda no século XIX, uma igreja cristã através de seus estudos afirmou que o diabo tinha colocado aquelas impressões nas rochas para enganar e embaçar a humanidade.

2.2- Onde são encontrados:

  Na maioria das vezes mesmo conhecendo as características geológicas de um local não dá para afirmar que haverá um fóssil ali. No entanto é determinado fatores que podem ser indicadores de sua presença e são estes fatores que os paleontólogos usam em suas pesquisas.

Essas hipóteses principalmente se referem ao tipo de rocha mais relacionada com a preservação ou seja a sedimentar e à idade da rocha, que é determinada através de análises químicas da sua composição. Também existe outra forma que exige mais sorte digamos assim escavar cegamente até que encontre algo.  Alguns fósseis são encontrados por caso, em obras ou áreas de exploração mineira, por exemplo. Mas Apesar da dificuldade em achar fósseis, os paleontólogos já encontraram fósseis microscópicos de algas azuis, cuja idade foi calculada em quase 2000 milhões de anos. Recentemente foram descobertos fósseis de bactérias que terão cerca de 3000 milhões de anos.

2.3- Tipo de Fósseis

   Os fósseis inteiros de seres vivos são muito raros, a grande maioria corresponde, apenas, às partes duras esqueléticas, como conchas, dentes, ossos, carapaças ou espículas. Existem dois tipos básicos de fósseis: os somatofósseis e os icnofósseis. 

    Somatofóssil: são fósseis de restos somáticos, isto é, de restos corpóreos ou integrantes do corpo de organismos do passado. São Somatofósseis os fósseis (mineralizações, incarbonizações ou moldes) de dentes, de carapaças, de folhas, de conchas, de troncos, de ossos, etc.
    Icnofóssil: são fósseis de vestígios de atividade vital, ou seja, de atividade biológica de organismos do passado. São icnofósseis os fósseis (mineralizações, incarbonizações ou moldes) de pegadas, de pistas de deslocação, de marcas de dentadas, de excrementos, de ovos, de túneis e de galerias de habitação, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com