TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da botânica- resenha

Por:   •  10/4/2019  •  Resenha  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO: LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS

No artigo “Mas de que te serve saber botânica?”, Salatino e Buckeridge (2016) abordam um grande desafio que os professores enfrentam atualmente: entender o desinteresse por botânica por parte dos alunos e a busca de uma metodologia para resolver essa problemática.

Segundo os autores, existe uma “cegueira botânica”, que pode ser definida pela incapacidade de reconhecermos a relevância das plantas para as pessoas e para o planeta, e pela tendência de acharmos que estas são seres inferiores, em relação aos animais.Essa “cegueira” pode ser explicada, por exemplo, pelo fato do nosso cérebro possuir uma capacidade limitada para processamento de dados, onde se prioriza os aspectos dinâmicos, com padrões de coloração e elementos conhecidos. Sendo as plantas seres estáticos com padrões de cores uniformes, a tendência é que sejam ignoradas, num primeiro momento. Uma outra hipótese é de que no ambiente urbano temos pouco contato com a vegetação, e mesmo as plantas que consumimos nos são disponibilizadas nas prateleiras dos supermercados, por exemplo, onde já chegam limpas e embaladas. Assim, como cita no texto, quando comemos uma mandioca frita, dificilmente fazemos uma associação com uma raiz e ao restante da planta, especialmente se nunca vimos um pé de mandioca.  

Sendo o Brasil o país com a segunda maior área florestal, é de suma importância que a “cegueira botânica” seja combatida nas escolas, e que os jovens entendam a importância da preservação dessas florestas e de fazer uso consciente de seus recursos, evitando colocar em risco a sobrevivência de muitas espécies de animais, incluindo os seres humanos.

É preciso ensinar que as florestas tem vital importância para a vida, sendo as responsáveis pela captação de grande parte do gás carbônico, que colabora na diminuição do efeito estufa; por produzirem matéria orgânica e gás oxigênio, entre outras funções ecológicas. É importante ressaltar, também, seu papel nas áreas urbanas, como é o caso da diminuição do efeito de ilhas de calor pela presença de árvores naquele meio, tornando-o mais agradável. Além disso, muitos vegetais tem propriedades alimentícias, medicinais ou farmacológicas de grande interesse econômico para o país.

Ao ensinar botânica, é interessante abordar as relevâncias deste estudo num aspecto mais amplo, como os citados no parágrafo anterior, e quando possível com aulas expositivas (práticas), para que os estudantes se interessem mais pelas plantas e, com isso, passem a analisar mais detalhadamente sua diversidade e significância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com