TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licenciatura em Ciências Biológicas

Por:   •  21/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Campus Sorocaba

Licenciatura em Ciências Biológicas

 

 

 

 

Preparo de Soluções

 

 

 

Experimento realizado no dia 18 de Abril de 2017, na disciplina Química para Biocientistas, sob a orientação da docente Drª Elisabete Alves Pereira, no Laboratório de Química Geral.

 

Abril/2017


1. INTRODUÇÃO

        Simplificadamente, solução é compreendida pela dispersão homogênea de substâncias moleculares ou iônicas.         Para tanto, solução consiste de dois componentes, um solvente (substância que dissolve) e um soluto (substância dissolvida), apresentando-se em qualquer estado físico. Nesse sentido, não é possível visualizar o soluto e solvente separados, nem mesmo através de microscópios; onde não ocorre a separação das partículas do soluto e solvente. Assim sendo, uma solução constitui-se em uma mistura homogênea em fase única de soluto e solvente (BROWN, 2005).

        A solução caracteriza-se por ser classificada em diferentes critérios. Ou seja, no âmbito da classificação das soluções com relação à quantidade de soluto dissolvido e da classificação das soluções com relação ao estado físico. Também é indispensável para o preparo de soluções a expressão da concentração de soluções (BROWN, 2005).

        Sendo assim, a classificação das soluções com relação à quantidade de soluto dissolvido é dividida em solução insaturada, saturada ou supersaturada. Tais classificações dependem da quantidade de soluto dissolvido na solução. Porém, para defini-las, é importante ressalvar que a solubilidade de um soluto delibera-se na quantidade máxima da substância que pode dispersar-se em certa massa de solvente a uma dada temperatura. A solução insaturada contém, numa certa temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade na mesma temperatura. Enquanto isso, a solução saturada contém, numa dada temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade nesta temperatura. Já uma solução supersaturada contém, numa dada temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade (AUCÉLIO).

        A solubilidade será maior proporcionalmente à força de atração entre soluto e solvente. Continuamente, a facilidade do processo ocorrer depende das forças atrativas entre soluto-soluto, solvente-solvente e, finalmente, soluto-solvente. Nesse sentido, a classificação das soluções com relação ao estado físico é considerada em três tipos: soluções sólidas, onde o solvente é sempre sólido e o soluto pode ser sólido, líquido ou gasoso; soluções líquidas, no qual o solvente é sempre líquido e o soluto pode ser sólido, líquido ou gasoso; e soluções gasosas, em que o solvente e o soluto são gases (BROWN, 2015).

        Por fim, para iniciar o preparo de soluções, deve-se calcular a expressão da concentração de soluções. Isto é, medir a quantidade de soluto em função da quantidade de solvente (ou da solução), em que pode ser dada em massa, quantidade de matéria ou volume. Há diferentes formas de expressar a concentração de soluções, sendo algumas das relações utilizadas a concentração em quantidade de matéria, consistente na relação entre a quantidade de matéria do soluto (nsoluto) (relação entre a massa do soluto (msoluto) e a sua massa molar (M, a massa de 1,0 mol da substância), expressa em g / mol) e o volume da solução (Vsolução), expresso em litros; a concentração em gramas por litro, utilizado para indicar a razão entre a massa do soluto (msoluto), expressa em gramas, e o volume da solução (Vsolução), em litros; e também a composição percentual (título), método utilizado na  expressão da concentração baseado na composição percentual da solução, em que relaciona a massa (msoluto) ou o volume (Vsoluto) do soluto com a massa ou o volume do solvente ou da solução (ROCHA FILHO, 1992).

        Para tanto, o objetivo desse experimento visa na preparação de soluções, com base nos cálculos necessários para a elaboração do mesmo. Além disso, há o intuito de elucidar de forma mais didática e visual os cálculos e conteúdo da aula teórica.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

2.1. Materiais:

  • Balança analítica;
  • Béquer;
  • Balão volumétrico 50 mL;
  • Bastão de vidro;
  • Pipeta;
  • Pêra;
  • Água destilada;
  • Suco em pó;
  • Álcool comercial (46,2%).

2.2. Métodos:

        Inicialmente, calculou-se a massa necessária (em anexo), em gramas, do suco em pó para o preparo de 50 mL de solução de concentração 0,5 mol/L. A partir desse cálculo, pesou-se na balança analítica o resultado obtido igual a 0,5050 g; porém, utilizou-se para o experimento 0,5080 g por ultrapassar a massa na pesagem. Em seguida, foi transferida para um béquer a massa pesada, adicionando 25 mL de água destilada (metade do volume necessário para a preparação da solução) e misturou-se o conteúdo presente com o auxílio do bastão de vidro. Posteriormente, a solução foi transferida para o balão volumétrico de 50 mL, completando-se o volume com água destilada até a marca do menisco. Fechou-se o balão volumétrico para a homogeneização da solução, virando-o de cabeça para baixo duas vezes.

        A segunda parte do experimento (diluição), também exigiu cálculos (em anexo). Em que, a partir deles, foi encontrado um volume necessário de 1,25 mL para ser realizada a diluição, transferindo-se o volume ao balão volumétrico com auxílio da pêra acoplada à pipeta. Completou-se o volume com água destilada até a marca do menisco e então, fechou-se o balão e virou-o de cabeça para baixo duas vezes, formando uma mistura homogênea.

Para a realização da terceira parte do experimento (preparação de solução de álcool), também foi efetuado cálculos (em anexo), onde o volume necessário encontrado a partir dos cálculos é 0,2077 mL. Então, com a pêra conectada à pipeta, transferiu-se o volume necessário ao balão volumétrico, completando até a marca do menisco o volume faltante, com água destilada. E, por fim, virou o balão volumétrico de cabeça para baixo duas vezes, formando uma mistura homogênea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com