TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento Sobre o Corpo

Por:   •  20/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

     

[pic 1][pic 2]

    ALUNA: CHRISSIE ELLEN M. A. R.A: 8140909

     

         LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

     

               

 

                        PRATICA PEDAGÓGICA – PORTIFÓLIO 01

        

DISCIPLINA: ESPORTES NÃO CONVENCIONAIS, GINÁSTICAS, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS.

                 Professora: Marciana Roberta De Oliveira

                                         

                                                     BOA VISTA/RR

  1. INTRODUÇÃO

        

Esta atividade foi solicitado a nos estudantes do curso de educação física que fossemos atrás de uma escola para procurarmos um professor atuante pra nos falarmos sobre sua pratica pedagógica.  Este trabalho resultou na importância do espaço físico e materiais pedagógicos para as aulas de Educação Física nas escolas. Além disso temos que ressaltar o conhecimento sobre a cultura corporal , que possibilitará a ampliação do repertório motor das crianças e dos adolescentes em todo o ciclo da escolarização.

Portanto, a pratica pedagógica de Esportes Não Convencionais, Ginásticas e Atividades Rítmicas e Expressiva,  não se limita penas ao espaço ou ambiente físico, mas aos materiais empregados na prática. Que envolve a escola com um todo nos seus aspectos físico e material, analisa o espaço destinado ao desenvolvimento das aulas de Educação Física, versando sobre a sua qualidade.

Objetiva-se analisar a importância do espaço físico e o material pedagógico na escola e assegurar que os gestores, comunidade escolar sejam parceiros nas condições de propor atitudes que contribuam para uma prática pedagógica de qualidade na escola, com espaços adequados, materiais apropriados às aulas de Educação Física para propiciarem prazer e qualidade.

Nesse sentido, vamos refletir acerca da questão do espaço físico destinado aos alunos na prática esportiva nas aulas de Educação Física nas instalações e os materiais pedagógicos destinados as aulas de educação física.

2. CARACTERIZAÇÃO

A primeira etapa deste projeto de prática consistiu em entrar em conta com uma instituição e ensino e  solicitar dados sobre a mesma.

  • Nome da instituição: Maria Raimunda Mota de Andrade
  • Endereço: Rua: Alice Cabral, Bairro: pintolândia , Número:  271 Boa Vista/RR. 
  • Telefone:  (95) 3626 - 8838
  • Gestora: Marieth Colares
  • Coordenação: Maria dos Prazeres
  • Professor de Educação Física: Simony Ferreira Miliano Santiago.
  • Estrutura da escola: A escola possui pátio aberto coberto, bola de futsal, bola de vôlei e de futebol e raquete para tênis.
  • Quais os equipamentos fixos disponíveis: Trave de futebol na quadra, aro de basquete e trave para rede de vôlei.
  • Estado de conservação do espaço e dos equipamentos: os equipamentos estão em ótimo estado de conservação, o professor Cuida muito bem de seus materiais.
  • Quais materiais disponíveis atualmente para as aulas de Educação Física. :

A escola dispõe de bolas de diversos tamanhos, rede de vôlei, cordas de diversos tamanhos, Bolas de vôlei, basquete, futsal, jogos lúdicos como:  quebras cabeças, jogos de montar.

O Colégio atende o segmento: Ensino fundamental, sendo: dois turnos durante o dia uma turma pela manhã e outra a  tarde, no período da manhã está os alunos do 6º ano com idade aproximada de 9 anos, e também tem os do 7º ano que e do período da manhã , é pela parte da tarde está o 8º e 9º ano.

Depois de realizado o contato com a escola Maria Raimunda Mota de Andrade, através da professora Simony Ferreira Miliano Santiago, pelo whatssap. Assim recibido os dados acima indicados, Pude analisar cada item mesmo remotamente modo como eu analisei toda a estrutura física da instituição. Onde percebi que a escola dispõe de materiais diversificados e espaços amplos para a execução de atividades corporais, facilitando assim a pratica da professora de educação física e dos demais profissionais daquela instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com