TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa de Ecossistema Florestal

Por:   •  14/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
CURSO TÉCNICO EM FLORESTAS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL


MAPA DE ECOSSISTEMA FLORESTAL

RODRIGO AUGUSTO DRAGON CASSEL

SÃO LEOPOLDO, SETEMBRO DE 2018

Dados de Localização da Área

País: Brasil

Estado: Rio Grande do Sul

Cidade: São Leopoldo

Bairro: Fazenda São Borja (acesso pela estrada Ivo Afonso Dias)

Rua: Estrada Particular Irmãos Cassel

Número: 832

CEP: 93044-674

Local: Pequena floresta presente em minha residência

Ponto de Referência: Igreja São João Batista

[pic 1]

Figura 1: Foto aérea com toda a área de análise de 16m² demarcada em vermelho. Imagem de satélite retirada diretamente da plataforma Google Earth 2018.

Paisagem

Se localiza no bioma pampa gaúcho, tem altitude de 97m em relação ao nível do mar, uma topografia plana e uma total cobertura do solo com materia orgânica em decomposição, como galhos e folhas secas caídas, e plantas herbáceas e gramíneas. Foi possível observar samambaias de 15cm de altura e gramíneas de 30cm.

Clima

        A região da área possui clima subtropical úmido, o que possibilita o desenvolvimento de um vasto número de espécies de plantas e animais no local. Na região ao redor da área existe uma grande pluviosidade durante todos os anos, cerca de 1440mm, uma grande taxa de dias ensolarados durante o ano e uma temperatura média anual de 19,5 ºC.

Estratificação da Floresta

        A floresta observada demonstrou possuir todos os tipos de estratificação: herbáceo, arbustivo e arbóreo. Visto que foi facilmente observar 7 árvores de 5 a mais de 12 metros de altura, como um exemplar de araçazeiro (Psidium cattleianum) e um exemplar de palmeira-real (Archontophoenix cunninguamiana). Foi também possível perceber exemplares arbustivos e herbáceos, como uma azaléia (Rhododendron simsii) e cerca de 6 pequenas samambais (Nephrolepis exaltata) distribuídas irregularmente no solo.

        Existiam brófitas e líquens branco acinzentados na casca das árvores, bem como plantas orquídeas parasitas, musgos e fungos decompositores, porém não foi possível identificar com certeza a quantidade de indivíduos desta classe na área, devido à sua quantidade e tamanho. Não foi possível encontrar cipós ou lianas e nem epífitas.

        

Interações Ecológicas Observadas e Relatório

        Diante de todos os aspectos observados durante os 15 minutos em silêncio apreciando a área, pude notar algumas interações ecológicas um pouco óbvias, porém nem sempre percebíveis em nosso cotiano. Ao cavar cerca de 10cm no solo, consegui constatar que o solo era muito úmido e fofo, porém com um grande número de raízes de plantas e pequenos fragmentos de madeira sendo decomposta e outros que não consegui identificar. Também ao realizar essa cavada vi um pequeno besouro cascudo marrom de cerca de 1cm de comprimento, que saiu de entremeio à terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (384.2 Kb)   docx (324.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com