TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Melhoramento Genético

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 7

ANHEMBI MORUMBI

Melhoramento Genético

BullBras

São Paulo

2015

ANHEMBI MORUMBI

Melhoramento Genético

BullBras

Bruna Pinto

Julia Harbach

Raryna Reales

São Paulo

2015

Sumário

O melhoramento no contexto atual        

Raças Vinculadas        

O programa de melhoramento genético        

O que o programa traça        

Ferramentas utilizadas        

Considerações finais        

Referências        

O melhoramento genético

O que denominamos melhoramento genético é o direcionamento de cruzamento efetuados nas raças ou linha pura para a obtenção de ganho genético e fenotípico, em características de interesse da zootecnia.  Os cruzamentos preferidos dentro da raça ou linha são identificados numa lista de reprodutores, de ambos os sexos, ordenado pelo valor genético da característica de interesse, o que chamamos de seleção, e numa segunda dimensão ou oportunidade, numa lista de linhas puras disponíveis para o cruzamento, ordenadas pela habilidade geral e específica de combinação.

O ganho genético pode ser ampliado conforme os seguintes fatores: a técnica estatística utilizada para estimativa do valor genético; o tamanho da população disponível para seleção; o intervalo entre gerações; o controle da consanguinidade; a herdabilidade da característica; as correlações genéticas com as demais características; e o número de características selecionadas ao mesmo tempo.

O que determina o sucesso de um programa de melhoramento genético são as metas bem definidas, o ambiente e o bem estar do animal a ser selecionado e que permitam maximizar suas qualidades menor custo. A características mais exploradas nos programas de melhoramento genético são as mais complexas, como por exemplo, eficiência alimentar, resistência óssea, resistência ao calor, flexibilidade fisiológica e imunológica. O animal selecionado para o programa são animais que tenham maior potencial genético compatível com as características de interesse para serem utilizados como reprodutores e assim produzirem a geração seguinte. Esse processo garante a melhoria genética contínua das características de interesse em uma raça ou linhagem, ao longo das gerações, por meio da utilização da variabilidade genética existente entre os indivíduos. Os artifícios usados para isso são a seleção e o cruzamento, aproveitando-se as qualidades de um genótipo em complemento com as qualidades do outro.


Raças Vinculadas

        O bullbras foi resultado do cruzamento incialmente das raças oldenglish bulldog, bulldog inglês, bulldog campestre e boxer, esses animais foram selecionados para que o programa fosse iniciado dentro do objetivo correto, em 2006. Após um tempo os geneticistas buscaram agregar sangue de outras raças para que o Bullbras fosse melhorado ainda mais. O sangue das raças a cima citadas são predominantes no Bullbras, porém existem projetos para que haja inserção de outras.[pic 1]

De acordo com Wagmar Souza criador da raça BullBras:

“Atualmente as raças que compõem o BullBras, em %s distribuídos de forma estudada e planejada, são:

a.American Pit Bull Terrier – Exclusivamente os chocolates sólidos da linha de sangue Canchin;

b. American Staffordshire Terrier – Exclusivamente os azuis;

c. American Bully;

d. Staffordshire Bull Terrier;

e. Olde English Bulldogge:

1. Renascence Bulldogge – Red Noses, Chocolates Sólidos & Tan

a. Hermes Bulldogge

b. Leavitt Bulldogge

c. E outras citados pelo próprio Chade JoliCoeur Criador da Raça: Incluindo Pit Bull, Mastin e American Bulldog;

d. Chade não cita os Leavitt, mas a avó de minha Lady era 100% Leavit.

ii. Victorian Bulls

iii. Rebel Bulls

iv. Alternative Bulldogges

f. Bulldog Inglês;

g. Buldogue Campeiro - Exclusivamente Molosso di Jerivá;

h. American Bulldog;

i. Boxer;

j. Com cães em segunda ou terceira geração com inserção da seguintes raças:

i. Mastino Napoletano;

ii. Dogue de Bourdeaux;

iii. Rotweiller.”

Portanto os BullBras são uma conjugação de genes de muitas raças divididas basicamente em dois grupos, os Molossos e os Terriers, e não uma junção apenas entre molossos.

O programa de melhoramento genético

        O programa teve inicio em meados de 2006 e, o objetivo deste, era criar uma raça que tivesse todas as qualidades de um bulldog, extinguindo suas problemáticas.

O que o programa traça

Foi em consequência da grande admiração que as pessoas costumas ter pelos bulldogs em geral e, também, em virtude das hipertipias desta raça, como problemas respiratórios, displasias, baixa resistência física, incapacidade de reprodução de maneira natural, doenças de pele,  e etc. Wagmar de Souza resolveu criar uma nova raça com que tivesse as características do bulldog quando se diz respeito a aparência, entretanto mais vivaz, e que não tivesse qualquer problema genético ou relacionado a hipertípias

Ferramentas utilizadas

        

        Essencialmente as ferramentas utilizadas pelo programa de melhoramento que criou o BullBras são: a seleção criteriosa de animais das raças oldenglish bulldog, bulldog inglês, bulldog campestre e boxer, e cruzamento destes para que fosse criado um cão de companhia com todas qualidades posturais, estruturais, de pelo e pele que estes animais poderiam tem e fossem excluídas as características que acabam prejudicando a saúde dos animais das raças cruzadas.

Resultados obtidos pelo programa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (287.2 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com