TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da aprendizagem

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Estado do Amazonas

Núcleo de Ensino Superior de Manicoré

Licenciatura em Ciências Biológicas

Disciplina: Psicologia da Aprendizagem.

Professora: Maria do Perpetuo Socorro Cavalcanti.

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO.

Caroliny Almeida Coelho.

Kezia Santos de Oliveira

Maria Elenice P. Maciel.

Raimunda Albertina Sodré.

Manicoré-Am

  1. Realize uma pesquisa sobre os conceitos de aprendizagem e identifique em cada um, a concepção de aprendizagem.

Conceito 1:

Denomina-se aprendizagem ao processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitando através do estudo, do ensino ou da experiência.

Concepção: Ambientalista e Interacionista.

Conceito 2:

A aprendizagem é considerada como uma das principais funções mentais que apresentam os seres humanos, os animais e os sistemas de tipo artificial. Em termos gerais, diz-se que a aprendizagem é a aquisição de qualquer conhecimento a partir da informação que se percebe.

Concepção: Inatista

Conceito 3:

Aprendizagem é um fenômeno ou um método relacionado com o ato ou efeito de aprender. A aprendizagem estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente.

Concepção: Interacionista.

Conceito 4:

Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação.

Concepção: Ambientalista e Interacionista.

CAVALCANTI, Socorro. Psicologia da Aprendizagem. 2016

  1. Aprendizagem: Concepções.

A aprendizagem é considerada um processo complexo devido aos fatores biológicos e sociais que a circundam.

A capacidade de aprendizado do homem, permitiu que ele sobressaísse diante das circunstancias que o mundo oferecia, considerando que ele desde o nascimento até a morte está aprendendo e se desenvolvendo simultaneamente, logo, o homem está capacitado fisicamente, emocionalmente e socialmente para solucionar todos os desafios impostos.

A curiosidade de saber como se dá o aprender humano vem sendo alimentada desde a antiguidade por filósofos e pensadores, colaborando para fundamentar a Psicologia como ciência e devido à complexidade do assunto e a necessidade de abordá-lo por completo foi se desfragmentando em diversas correntes psicológicas, nas quais se destacam:

Inatista: Defende que a pessoa nasce com capacidade de aprender, considerando que tal capacidade se desenvolve conforme os fatores maturacionais e hereditários. Logo, no campo educacional, acredita-se que o desenvolvimento de aprendizagem do aluno depende exclusivamente de seus fatores biológicos, com isto a escola não procura criar ambientes motivacionais que estimulem o aprendizado.

Comportamentalista, ambientalista: acredita que o ambiente influência no modo de aprendizado das crianças e através das experiências adquiridas seus comportamentos vão sendo modificados. Em âmbito educacional, os seguidores desta corrente visam criar ambientes motivacionais para seus alunos, considerando que o professor é o sujeito ativo, devendo sempre agir como o centro do processo ensino-aprendizagem.

Interacionismo: Acredita que o processo de aprendizagem ocorre devido a troca de informações, defendendo que a interação do biológico e o social é a base para se gerar conhecimento. Portanto, as experiências histórica e cultural adquiridas pelo homem transformam o seu meio e simultaneamente o meio o transforma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com