TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES DE ANÁLISE DO FILME “QUASE DEUSES”

Por:   •  24/4/2017  •  Resenha  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  28.161 Visualizações

Página 1 de 8

QUESTÕES DE ANÁLISE DO FILME “QUASE DEUSES”

Este filme emocionante conta historia verdadeira de dois homens: um, rico, médico-cirurgião, professor de uma universidade e branco; o outro, pobre, carpinteiro e negro, ambos se unem para desafiaram as regras de sua época e iniciar uma revolução médica. Dois homens, um sonho; cada um construindo sua própria vida e mudando a história.

Responda as questões com base nas aulas ministradas e nos textos de apoio.

1 – Faça uma leitura do contexto histórico (1930-1960) em que se passa o filme, destacando:
a) Ideologias políticas;

Houve uma crise, o banco em que estava o dinheiro de Vivien pagar a faculdade faliu, houve muito desemprego. Isso mudou completamente a vida das pessoas.

b) Questões étnicas;

As pessoas eram bem tratada ou mal tratadas conforme a cor da sua pele. Se a pessoa fosse branca, ela não tinha nenhum direito, não poderia arrumar um emprego digno, enfim, não tinha liberdade. Já as pessoas brancas tinham muitos direitos e eram privilegiadas.

c) Questões éticas.

Somente o médico recebeu os méritos devido o grande descobrimento que salvou muitas vidas, e mas só no final do filme (quando Alfred assume não ser o responsável pelos métodos de salvar as vidas) Vivien Thomas consegue seus méritos devidos, afinal ele foi o autor de descobertas incríveis, mas ninguém nem mesmo sabia o seu nome até o momento.

2 – Segundo Appolinário (2004, p.150), pesquisa é um “processo (racional e sistemático) através do qual busca-se dar respostas (e ou explicações) aos problemas que se lhe apresentam”. Analisando o filme, responda e justifique:
a) Qual o tipo de pesquisa quanto aos objetivos;

Eles queriam saber como ocorria o processo circulatório do sangue no coração dos bebês azuis, para que fosse criado um método ou técnicas que pudessem curar essa doença, até então desconhecida.

b) Qual o tipo de pesquisa quanto aos procedimentos técnicos utilizados;

O tratamento exigia um conhecimento exato e real de suas origens e consequências. A verificação dos procedimentos foi baseada na metodologia científica. Conhecimento esse que exigia a racionalidade dos envolvidos na pesquisa quanto às consequências, pois tinha que ser executado com exatidão e finalmente teriam que explicar as técnicas que foram utilizadas para a cura da doença.

c) Qual o tipo de pesquisa quanto à abordagem do problema.

Para realizar suas pesquisas, o Dr. Blalock e Vivien faziam seus testes em cachorros cobaias. Eles faziam com que o cachorro adquirisse a doença do bebê azul, para posteriormente conseguirem cura-lo, para mais tarde realizarem o procedimento no bebê.

3 – Para ser um cientista, o pesquisador tem que desenvolver algumas qualidades. Quais são as que observamos no filme? Justifique sua resposta.

Vivien era uma pessoa muito esforçada que tinha o gosto de aprender. Quando ele começou a trabalhar para o Dr. Blalock, ele mostrou que sabia o que estava falando e fazendo, mostrando cautela ao guardar os instrumentos, por exemplo.

4 – Quais os tipos de conhecimentos discutidos no filme? Qual a importância desses conhecimentos.

O filme se baseia em determinação e força de vontade. Pois analisando o contexto histórico nota-se um grande preconceito com negros e um grande medo de se descobrir métodos de cirurgia no coração. Mesmo com o preconceito, Vivian não desistiu e buscou o reconhecimento, e o Dr. Blalock e Vivien, conseguiram quebrar uma grande barreira da medicina: realizar uma cirurgia no coração.

5 – Como fica evidenciada a relação que existe entre teoria e prática(práxis) na construção do conhecimento científico? Cite as cenas do filme.

O médico tinha que operar uma criança com a doença do “bebê azul”, mas quem tinha descoberto a forma da cirurgia que curaria a doença tinha sido Vivian, que não era formado em medicina, ou seja, não tinha o conhecimento científico. Por não ser médico, ele não poderia ajudar na cirurgia. Mas momentos antes de começar a cirurgia, Dr. Blalock pediu imediatamente a presença de Vivien, para a realização da cirurgia.

6 – Qual a visão de ciência do Dr.Blalock e qual a visão de ciência da maioria dos médicos da época? Pontue as diferenças.

Em uma das conversas entre Dr. Blalock e os outros médicos, após ele aceitar o desafio de descobrir uma cura para a doença do bebê azul, Blalock disse “Onde vocês veem riscos, eu vejo oportunidades”. Isso mostra como a mente dos outros médicos eram fechados e não arriscavam para descobrir novos métodos.


7 – Qual(is) o(s) tipo(s) de método(s) e técnica(s)os pesquisadores utilizam? Justifique sua resposta.

Pesquisa e Conhecimento Científico.
Pesquisa – porque se tem que conhecer o problema para chegar a uma solução, ou seja, a um resultado.
Conhecimento científico – porque eles tem um grande conhecimento científico, seja de doenças, métodos cirúrgicos.

8 - Quanto tempo pode levar para se desenvolver uma pesquisa e provar uma teoria?                                                                                                                  Não se pode determinar um tempo certo, isso varia. Ou seja, pode ser que dure dias, meses ou até anos.

9 – No filme, que paradigma (modelo) é quebrado? Qual a importância da crítica para o desenvolvimento da ciência.                                                               A grande barreira quebrada para a ciência foi de se realizar uma cirurgia no coração. Devemos sempre arriscar e batalhar para o sucesso.

10 – Para que serve a ciência? Analise os dois lados da ciência.                        Através da ciência, se foi possível descobrir a cura para doenças, tratamentos novos, aprimoramentos nas cirurgias.

11 – Que papel o professor (Dr. Blalock), tem para estimular o aluno (Sr. Vivien) a construir conhecimento e que papel o aluno tem nesta construção?    O Dr. Blalock faz um teste com Vivien, para testa-lo, e concluiu que Vivien sabia o que falava e fazia. O Dr. Blalock tornou Vivien o seu auxiliar de laboratório, e era sempre o Vivien que fazia os procedimentos cirúrgicos. Graças a Vivien, Blalock descobriu o método cirúrgico para a realização da cirurgia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com