TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DE ARTIGO SOBRE COMPORTAMENTO REOLÓGICO DO SANGUE

Por:   •  7/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

ENGENHARIA DE MATERIAIS

AFONSO MONTAGNINI

ANDRE FELIPE FERNANDES

JOYCE DE MELO

LUIZA HAUSER NOVICKI

MONITHELLE PEREIRA

APS 1:

RESENHA DE ARTIGO SOBRE COMPORTAMENTO REOLÓGICO DO SANGUE

LONDRINA

2016

AFONSO MONTAGNINI

ANDRE FELIPE FERNANDES

JOYCE DE MELO

LUIZA HAUSER NOVICKI

MONITHELLE PEREIRA

APS 1: RESENHA SOBRE ARTIGO DE COMPORTAMENTO REOLÓGICO DO SANGUE

Trabalho ministrado à disciplina de Reologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina.

Professor: Dra. Délia Vieira do Carmo

LONDRINA

2016

A presente resenha sobre artigo “reologia do escoamento do sangue em artéria” que foi publicado no XI congresso de engenharia química em iniciação científica que foi desenvolvido por M. G. Pereira pela universidade federal de Uberlândia, faculdade de medicina, R. A. Malagoni pela universidade federal de Uberlândia, Faculdade de engenharia Química e J. R. D. Finzer pela Universidade de Uberaba, curso de engenharia Química.

Este artigo demonstra o sangue que apresenta um comportamento não-newtoniano. No trabalho é descrita a fenomenologia do escoamento do sangue. A tensão aplicada é modelada com o uso da lei de Potência. A viscosidade aparente do sangue foi obtida pela aplicação de modelo que considera os nutrientes. Efetuando-se um balanço de forças na aorta, obtém-se a tensão na parede. Mostra-se no trabalho que ao aumentar a velocidade devido a uma diminuição do diâmetro da aorta, a viscosidade aparente irá diminuir assim como a tensão na parede, minimizando as influências físicas sobre a artéria aorta.

O presente artigo é dividido em introdução, fluido não-newtoniano: reologia do sangue, materiais e métodos, tensão na parede dos vasos e esquema do coração, resultados e discussões e conclusão.

A introdução fala sobre Jean Leonard Marie Poiseuille (1797 - 1869) foi um físico e fisiologista francês publica um artigo sobre o escoamento de água em tubos cilíndricos, cujos resultados eram parecidos com os de Poiseuille, embora estes fossem mais extensos e acurados. Poiseuille queria estabelecer uma relação funcional entre quatro variáveis: a taxa de escoamento volumétrico de água destilada em um tubo; a diferença de pressão no tubo; o comprimento e o diâmetro do tubo.

Fluido não-newtoniano: reologia do sangue, primeiramente faz uma descrição dos componentes existentes no sangue e como é o seu comportamento, se newtoniano e não-newtoniano, o plasma sendo newtoniano e o sangue não-newtoniano e porque ele ser assim.

Materiais e métodos demonstram que o sangue se ajusta a equação da lei da potência e que o sangue se enquadra no comportamento de um pseudoplástico, demonstra as equações que quando correlacionadas possibilitam o cálculo da viscosidade aparente em mPa.s.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com