TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato de Estágio

Por:   •  2/10/2023  •  Artigo  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS IX

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ANA FRANCISCA DE JESUS LIMA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

BARREIRAS - BA

2023

ANA FRANCISCA DE JESUS LIMA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na disciplina de Estágio supervisionado II como requisito parcial para obtenção de nota.

Professor Orientador: Fábio de Oliveira

BARREIRAS - BA

2023

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é fundamental para formação do futuro professor ao possibilitar o contato direto entre teoria e prática no ambiente escolar. O estágio é um ato educativo escolar supervisionado que visa preparar o estudante para o trabalho produtivo, sendo obrigatório para os educandos que estejam frequentando instituições de educação superior, de educação profissional e entre outras (BRASIL, 2008). Então, o estágio proporciona aos estudantes a prática essencial para a atuação profissional. Portanto, o presente relatório aborda as experiências vivenciadas e as metodologias utilizadas durante o período de estágio.

O estágio supervisionado ocorreu no Colégio Estadual Antônio Inácio de Oliveira localizado na cidade de Wanderley - BA nas turmas do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos. Ademais, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos é somente ofertada à noite devido às especificidades desse público alvo. O estágio possui a carga horária de 70 horas aulas, na qual foram divididas de acordo com a disponibilidade das aulas e do estagiário, quatro aulas semanais, sendo nas sextas feiras nas turmas TF1 (1º ano) e TF2 (2º e 3º ano) duas aulas em cada turma.

Historicamente, a educação de jovens e adultos (EJA) tornou-se uma modalidade conforme a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDBEN) de 1996 para assegurar o acesso à escolarização e consequentemente para uma futura formação profissional aqueles que não puderam concluir no tempo hábil (BRASIL, 1996). Contudo, a EJA surge para incluir e assegurar o direito a educação para todos dando acesso à escolarização a esse público marcado por particularidades (BRAZOTO, 2020).

Neste contexto, o Estágio da Licenciatura em Ciências Biológicas na Educação de Jovens e Adultos, constitui-se como um momento de reflexão sobre a prática docente ao vivenciar as dificuldades apresentadas nessa modalidade de Ensino. Além de possibilitar ao estagiário testar metodologias e colocar em prática o que aprendeu em sala de aula. É evidente, portanto, que o estágio supervisionado na modalidade EJA é marcado por particularidades em diversos fatores que muitas vezes torna-se um problema educacional.

O presente trabalho busca relatar as experiências vivenciadas e as metodologias aplicadas em sala através da reflexão enquanto futuro professor. Portanto, o estágio supervisionado é considerado bastante significativo para a formação docente, em virtude da aproximação do acadêmico em formação da realidade do seu futuro local de trabalho.

DESENVOLVIMENTO

As aulas ocorreram no Colégio Estadual X entre os dias 14 de Maio 22 de Junho com as turmas do EJA Ensino médio, os conteúdos trabalhados foram, célula e substâncias orgânicas e inorgânicas na turma TFI (correspondente ao 1 º ano).

O primeiro contato com o ambiente escolar proporcionou analisar o ambiente externo da escola, na qual pode-se observar que a escola apesar de grande, tinha somente  três turmas a noite para a oferta da Educação de Jovens e Adultos. Ademais, o colégio possui acomodações confortáveis para seus alunos visto que contém ar-condicionado em todas as salas de aula, além das refeições de ótima qualidade, tornado o ambiente escolar agradável e acolhedor para os docentes e alunos. As turmas dispõem de uma pequena quantidade de discentes comparada ao ensino regular, a turma TF1 possui 15 alunos regulares.

As metodologias utilizadas nas aulas foram pensadas para a modalidade EJA e consequentemente adaptadas a realidade escolar em que há dificuldade em muitos conteúdos. A primeira aula ocorreu dia tal na turma TF1 com uma introdução a citologia, o estudo da célula. No primeiro momento teve a apresentação e recapitulação do tema utilizando apresentação no Datashow, onde possibilitou interagir e observar o nível de conhecimento dos estudantes acerca do assunto. Para isso, houve a utilização de modelos didáticos celulares (animal e vegetal) destacando e exemplificando sua importância como a unidade estrutural e funcional de todo ser vivo (FIGURA 1).

       FIGURA 1. Célula vegetal e Célula animal.

[pic 2]

                      FONTE: arquivo pessoal

Para fixar o conhecimento ouve a preparação de uma pequena aula prática para que os alunos pudessem ter contato com o microscópio e observar a célula sob outra perspectiva. Então, como a escola não dispõe de laboratório a prática ocorreu em sala de aula. Ademais, devido à falta de materiais disponibilizados pela escola, o professor regente teve que preparar lâminas em casa para trazer para a aula. Portanto, os alunos puderam conhecer um microscópio e interagir observaram a células (FIGURA 2).

      FIGURA 2. Alunos observando célula ao microscópio.

     [pic 3] [pic 4]

      FONTE: arquivo pessoal

Entre os dias tal de Junho foram abordados ainda os conteúdos sobre a célula, o citoplasma, as organelas citoplasmática e o núcleo. No dia tal, houve a aplicação de uma atividade de fixação em forma de Quiz (figura 3) com 5 questões básicas sobre células podendo ser respondida via celular pelo link ou QR CODE no DataShow https://wordwall.net/resource/56135452.

                 FIGURA 3. Quiz “estudo da célula”.

[pic 5]

                   FONTE: arquivo pessoal

O conteúdo “citologia” como é extenso demorou ser concluído, principalmente devido a falta do livro didático, todavia, os alunos precisavam copiar as informações da apresentação do slide. E isso, muitas vezes demandava tempo, mesmo as informações sendo resumidas ao extremo. A impressão de materiais de apoio (textos, atividades e etc) não era aceita pela direção em todas as aulas devido a falta de recursos da escola. Destaca-se segundo o professor regente, a dificuldade dos alunos era tanta que sem um apoio escrito os alunos não conseguiam fazer prova. No dia tal teve prova com o conteúdo citologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com