TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Neuroanatomia - Vídeo Oliver Sacks

Por:   •  4/11/2016  •  Resenha  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

O vídeo aborda sobre alucinações, especificamente sobre a síndrome de Charles Bonnet. O avô de Charles Bonnet era um homem idoso com visão limitada quando começou a sofrer desses sintomas e em 1759 ele descreveu para seu neto o que via. Nas alucinações de Charles Bonnet, têm de todos os tipos, desde alucinações de desenho animados, geométricas como os quadrados coloridos até alucinações bem elaboradas com figuras e rosto, e às vezes rostos deformados, que são as únicas coisas em comum nessas alucinações.

Por volta de 1970 foi descoberto que não havia apenas partes particulares do cérebro, mas células particulares. Hoje sabemos que há centenas de outros tipos de células, que podem ser muito específicas. No córtex visual inferior tem milhares de imagens todas codificados neuralmente em células ou pequenos grupos de células particulares. Normalmente todas elas fazem parte do fluxo integrado de percepção e é inconsciente, se alguém tiver perda de visão, ou for cego, o processo é interrompido. E ao invés de ter uma percepção normal, terá uma estimulação convulsiva, ou liberação, de todas essas células visuais, começam a disparar espontaneamente e então se tem alucinações pelo córtex inferotemporal.

Cerca de 10% das pessoas com perda visual têm alucinações visuais. Porém menos de 1% das pessoas as percebem, já que têm medo e não necessariamente precisa estar completamente cego para sofrer da síndrome. Nos últimos anos, foi possível fazer neuroimagem funcional e de fato, descobrir que diferentes partes do cérebro visual são ativadas enquanto estão alucinando. Quando pessoas têm alucinações geométricas simples, o córtex visual primário é ativado. Quando imagens são formadas, como rostos deformados, uma parte superior do córtex visual é envolvida no lobo temporal, em especial uma área do lobo temporal chamada de giro fusiforme. Há outra parte do cérebro que é especialmente ativada quando alguém vê desenhos animados.

Conforme discorrido na palestra no cérebro tem muitas células e neurônios, cada neurônio recebe sinais de milhares de neurônios, que por sua vez, enviam informações a milhares de outros neurônios. O SNC é responsável por todas as nossas sensações, desde as mais simples até sensações especiais, como a visão. A atividade das redes dos neurônios no sistema nervoso central (SNC) representa a informação sensorial integrada e associativa.

No córtex há uma divisão a fim de fazer associação e divisão de cada modalidade sensorial (visão, audição, olfato, paladar e somestesia) onde ocorre um processo que permite discriminações quantitativas e qualitativas de estímulos recebidos, ao receber os estímulos ele soma e defini se vai polarizar ou despolarizar. Isso permite comparar o estímulo atual com os recebidos anteriormente- se alguém tiver perda de visão o processo é interrompido e gera a sensação alucinatória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com