TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Bioquimica

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 5

Estudo do efeito do raio dos vasos sanguíneos na taxa de fluxo sanguíneo

  1. Descreva a relação entre o raio do vaso e a taxa de fluxo sanguíneo

R: O raio e a taxa de fluxo são diretamente proporcionais, haja vista que, quanto mais o raio aumenta, menos resistência os vasos sanguíneos oferecem e, dessa forma, menos atrito com as paredes dos vasos causa uma menor perda da energia cinética dos líquidos que fluem pelos vasos.

  1. Nesta atividade, você alterou o raio do tubo de fluxo clicando nos botões + e -. Explique como e por que o raio dos vasos sanguíneos é alterado no corpo humano.

R: Com o aumento do raio do tudo, o fluxo sanguíneo também aumenta. Isso se dá porque a resistência do tubo diminui, uma vez que essas duas variáveis (resistência e raio) são inversamente proporcionais. No corpo humano, essa vasodilatação se dá, sobretudo, por estímulos simpáticos do sistema nervoso autônomo. As chamadas catecolaminas, noradrenalina e adrenalina atuam, respectivamente, no processo de vasoconstrição e vasodilatação.

  1. Descreva a aparência de seu gráfico do raio do vaso sanguíneo versus taxa de fluxo sanguíneo e relacione o gráfico à relação entre essas duas variáveis.

R: O gráfico assumiu um aspecto de parábola. Tal ocorrência está intimamente vinculada à relação entre resistência e raio, posto que R = 1/r4 [pic 1]

  1. Descreva uma vantagem da velocidade mais lenta do sangue em algumas áreas do corpo, por exemplo, nos capilares de nossos dedos.

R:

  1. Explique como o corpo estabelece um gradiente de pressão para o fluxo de fluido.

R:

  1. Explique o efeito que a mudança no raio do tubo de fluxo teve na taxa de fluxo. Quão bem os resultados se comparam com sua previsão?

R: A mudança no raio do tubo aumentou drasticamente a taxa de fluxo (veja o gráfico da questão 3). Algo já esperado, tendo em vista a relação diretamente proporcional entre o aumento do raio e o fluxo, fato que é agravado por essa ser uma relação que envolve uma variável elevada à quarta potência.

  1. Descreva o efeito que as mudanças de raio têm no fluxo laminar de um fluido.

R: A mudança do raio do vaso vai ter influência direta e proporcional ao fluxo laminar do fluido nos vasos, chegando a ter estudos que alegam ser diretamente proporcional à quarta potência  e à diferença de pressão das extremidades, de forma que a diminuição de 50% do diâmetro da artéria coronária pode ter uma diminuição de fluxo de até 94%. De igual maneira se ocorrer uma grande dilatação desse raio, o fluxo deixa de ser laminar e passa a ser um fluxo turbulento (ocorrendo mistura das laminas adjacentes de fluido).

Bibliografia utilizada: OLIVEIRA, Marcos Aurélio Barboza de et al . Conceitos de física básica que todo cirurgião cardiovascular deve saber: parte I - mecânica dos fluídos. Rev Bras Cir Cardiovasc,  São José do Rio Preto ,  v. 25, n. 1, p. 1-10,  Mar.  2010 .

  1. Por que você acha que o gráfico não era linear? (Dica: observe a relação das variáveis na equação.) Quão bem os resultados se comparam com sua previsão?

R:


ATIVIDADE 6

Estudo do efeito da viscosidade do sangue na taxa de fluxo sanguíneo

  1. Descreva o efeito na taxa de fluxo sanguíneo quando a viscosidade sanguínea foi aumentada. 

R: O aumento da viscosidade é um aumento no quanto aquele líquido gruda e tem atritos, levando a uma força resistiva. O fluido muito perto das paredes do tubo, se move muito mais lentamente do que o fluido no centro do mesmo. Então esse aumento da viscosidade que afeta a resistência levou a uma baixa na taxa do fluxo sanguíneo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com