TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha: Enzimas

Por:   •  25/11/2021  •  Resenha  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

BIOQUÍMICAHANNA MORAIS

Exercício sobre enzimas

01. Por que as  enzimas  são  consideradas  catalisadores  biológicos  e  qual  sua  importância no metabolismo celular?

02. Como as enzimas diminuem a energia de ativação?

03. Como se caracteriza o chamado estado de transição?

04. Cite e caracterize os tipos de inibição enzimática

05. Como ocorre a regulação das enzimas alostéricas?  

06. Explique a relação entre a velocidade de reação e a concentração de substrato

07. Explique as interferências do pH e da temperatura na atividade de uma enzima

08. Tomando como base seus conhecimentos sobre a estrutura das enzimas e a cinética enzimática, assinale a alternativa CORRETA.

a) O estado de transição é um momento molecular transitório em que eventos como a quebra de ligação, a formação de ligação ou o desenvolvimento de carga ocorrem para formar o produto.

b) A velocidade da reação enzimática pode aumentar pela elevação da temperatura e/ou da  pressão, o que aumenta o número de moléculas com energia suficiente para suplantar a barreira energética.

c) Todas as enzimas conhecidas são proteínas. Muitas necessitam de coenzimas ou cofatores não proteicos para exercerem a atividade catalítica.

d) Um inibidor suicida compete com o substrato pelo sítio ativo da enzima. À medida que o inibidor ocupa o sítio ativo, ele impede que o substrato se ligue à enzima.

e) A função das enzimas e dos outros catalisadores é aumentar a energia de ativação, ΔG‡, da reação, aumentando, assim, a velocidade das reações. O equilíbrio da reação não é afetado pela enzima.

9. Sobre as enzimas julgue os itens

I- a estrutura e a forma do centro ativo são uma decorrência da estrutura tridimensional da enzima e podem ser afetadas por quaisquer agentes capazes de provocar mudanças conformacionais na proteína;

II- Para várias enzimas, a velocidade inicial, Vo, varia hiperbolicamente com a concentração do substrato para uma concentração fixa de enzima. V

III- Visto que a região catalítica consegue se moldar aos substratos, estes podem se aproximar do sítio ativo em qualquer configuração espacial para que a enzima converta-os em produtos.

IV- Entre os mecanismos de regulação enzimática podemos citar: controle genético, regulação por modificação covalente e regulação alostérica. V

V- A adição de inibidores irreversíveis diminui a Vmax sem alterar o Km das enzimas

Estão corretos:

a- Todas

b- I, IV e V

c- IV e V

d- I, II, IV e V

e- II, III, IV

10. Assinale a alternativa que NÂO caracteriza a ação das enzimas.


a) Aumentam a velocidade das reações químicas.
b) Não se misturam aos produtos formados, isto é, não são consumidas na reação.
c) Aumentam a energia de ativação das reações químicas.
d) São produzidas de acordo com a informação contida no DNA.
e) Atuam como catalisadores orgânicos nas reações.

RESPOSTAS

QUESTÃO 1

R: Enzimas são consideradas catalisadores biológicos pois aumentam a velocidade das reações químicas que ocorrem nos organismos, contribuindo bastante para o metabolismo, já que, sem elas, as reações seriam extremamente lentas, o que dificultaria diversas funções da célula, como a obtenção de energia para o desempenho das atividades do organismo. Sendo, portanto, indispensáveis.

QUESTÃO 2

R: Algumas enzimas aceleram as as reações químicas ao reunir dois substratos na direção certa, outras criam um ambiente dentro do sítio ativo que é favorável à reação, tornando ele mais ácido ou mais polar, por exemplo. Outras enzimas podem ainda diminuir a energia de ativação dobrando moléculas do substrato de forma a facilitar a ruptura das ligações. E ainda tem que as enzimas que diminuem a energia de ativação ao participar da reação química, formando ligações covalentes temporárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com