TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Por:   •  9/6/2015  •  Seminário  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FTC- FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

DEPARTAMENTO DE SAÚDE

BIOMEDICINA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Salvador - BA

Dezembro de 2014

MANUELA VILAS BOAS FRANÇA SOUZA[pic 2]

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

[pic 3]

Salvador - BA

Dezembro de 2014

SUMARIO[pic 4]

1. Introdução-------------------------------------------------------------------------------------3

2. Atividades desenvolvidas -----------------------------------------------------------------4

3. Conclusão-------------------------------------------------------------------------------------9

4. Referências bibliográficas-----------------------------------------------------------------10

5. Anexos ----------------------------------------------------------------------------------------11

INTRODUÇÃO

A Biomedicina é a ciência que conduz estudos e pesquisas no campo de interface entre biologia e medicina, voltada para o diagnóstico das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com intuito de encontrar sua causa, mecanismo, prevenção, diagnóstico e tratamento. O mercado atual seleciona cada vez mais os novos profissionais que atuarão dentro de empresas e que farão parte do quadro funcional das instituições públicas e privadas. O Estágio Supervisionado tem como objetivo esclarecer e auxiliar toda e qualquer dúvida quanto às premissas que envolvem as atividades inerentes as práticas realizadas em um laboratório de análises clínicas. Durante este estágio os professores supervisores atuam possibilitando ao estudante a concretização e a integração teoria-prática-teoria dos conhecimentos necessários à sua formação profissional básica; conscientizar o corpo discente sobre a importância de um bom estágio para garantir sua inserção no mercado de trabalho; atender às especificidades do curso para cada etapa do estágio; oportunizar atividades de aprendizagem social (visitas a entidades), profissional e cultural adequadas aos valores éticos de sua área de formação; promover por meio do exercício da reflexão crítica, a identificação das possibilidades e limitações do campo de atividade específico e a criação de alternativas para superá-las; estimular no estagiário uma atitude de questionamento contínuo, que possibilite a produção de novos conhecimentos e sua divulgação. A perspectiva é que os alunos vejam que o estágio supervisionado é indispensável para a vida do futuro profissional porque dará oportunidade ao aluno de se defrontar com problemas concretos que irá enfrentar após a conclusão do curso.

Os laboratórios de análises clínicas são fundamentados em um processo dinâmico que se inicia na coleta (amostra biológica obtida adequadamente para fins de diagnóstico laboratorial) e termina com a emissão de um laudo. O processo pode ser dividido em três fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica.

A fase pré-analítica é a fase mais crítica no laboratório, pois compreende o momento em que o paciente é recepcionado e o material biológico é recebido. É nesse momento que o aluno deve ter atenção para identificar devidamente as amostras e a ficha de cadastro. Ao enviar as fichas para o setor de coleta deve enviar a identificação junto a ficha, quando trata de obter o material biológico por punção, se o material biológico for fezes e ou urina enviar o material com a ficha do paciente para o setor analítico. A fase analítica compreende o momento em que o material biológico será processado e analisado, os alunos devem tomar bastante cuidado para que os erros técnicos não sejam os maiores interferentes dando resultados falsos negativos. A fase pós-analítica tem início na geração dos resultados. Nesse momento os alunos observam os resultados das análises e emitem o resultado, enviando as fichas para recepção emitir os laudos.

É oferecido aos alunos do curso de biomedicina da faculdade de tecnologia e ciências do campus Salvador, com carga horária de 200 horas. O laboratório escola onde são desenvolvidas as atividades do estágio fica localizado no modulo 1, nível 3 do campus da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador a Avenida Luís Viana Filho, 8812, Paralela. Salvador/Bahia.

Dentre as atividades desenvolvidas no estágio está a coleta de materiais biológicos (urina, fezes e sangue), para realização dos exames oferecidos, são eles: Sumário de urina, parasitológico de fezes, imunologia (HCV, HBsAg, VDRL, ASLO, Fator Reumatoide, Tipagem Sanguínea, PCR) e bioquímica (Colesterol Total, Triglicérides, Glicemia em jejum).

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O laboratório é composto pelos seguintes setores: Recepção, Coleta, Hematologia, Imunologia, Parasitologia e Uroanálise.

Recepção

Os pacientes são recebidos e orientados sobre os exames a serem feitos. Realiza-se a identificação e o cadastro do paciente, o recebimento das amostras (urina e fezes), e os pacientes são encaminhados para o setor de coleta.

É na recepção que é feita a digitação e entrega dos resultados de todos os exames realizados no laboratório. De duas em duas semanas mudam os alunos que estão na recepção para que haja uma rotatividade, e assim todos possam vivenciar essa atividade.

Coleta

O paciente é devidamente acomodado de modo que sinta-se confortável para procedermos com a coleta. Os tubos utilizados na coleta de sangue são o tubo roxo com EDTA para hematologia e tipagem sanguínea, o tubo vermelho seco para os exames de imunologia e dosagem de colesterol e o cinza para glicemia e triglicérides, ressaltando que os tubos que não são muito utilizados: tubo amarelo com gel separador e ativador de coágulo (sorologia e bioquímica), o azul com citrato de sódio hematologia.

Depois da realização da coleta, as amostras dos pacientes são enviadas para o processamento, para que possam ser centrifugadas e encaminhadas para as bancadas de imunologia, bioquímica, parasitologia, uroanálise e microscopia, onde serão realizados os exames com os reagentes e a verificação das lâminas de urina e parasitológico de fezes.

Processamento

Nesta bancada são realizadas as análises físicas e químicas da urina, a centrifugação das amostras de sangue e urina, o preparo da lâmina do parasitológico de fezes e a lavagem da vidraria utilizada no laboratório.

Imunologia

No setor de imunologia são realizados os testes de aglutinação direta (ASLO e PCR), floculação (VDRL) e imunocromatografia (HCV e HBsAg).

ASLO: O exame consiste basicamente em partículas de látex que são revestidas com estreptolisina O, estáveis e puras que desenvolvem uma aglutinação visível quando são misturadas com um soro (parte líquida do sangue depois de sofrer centrifugação), contendo níveis elevados de anticorpos antiestreptolisina. Estes anticorpos antiestreptolisina identificados no exame são provenientes de infecções por estreptococos beta hemolíticos, anticorpo que o nosso organismo produz para combater o estreptococo no momento ou depois de uma infecção de garganta. O ASLO apresenta-se positivo em 85% dos casos de faringites e 50% dos casos de GNDA – Glomerulonefrite Difusa Aguda. Na febre reumática, 80% dos casos causam alteração neste exame. O valor de referência indicado no kit é representado como sendo negativo em casos inferiores a 200 UI/ml em métodos usando partículas de látex revestidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (71.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com