TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Experimento de Cristalização

Por:   •  24/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

Faculdade Anhanguera de Valparaiso de Goiás

Curso de Farmácia

Willians Rodrigues dos Santos

Experimento de Cristalização

Valparaiso de Goiás

2019


Resumo do Experimento

Neste experimento foi realizada a cristalização de 25g de sulfato de magnésio em 100 ml de água destilada sendo aquecida a 90°C com o objetivo de obter pequeno cristais no precipitado.

Introdução

A cristalização é usada para separar os elementos de misturas homogêneas compostas por substancias sólidas dissolvidos em substancias líquidas. Se a mistura não consegue atinge a estabilidade necessária ela redissolve. É no período  de nucleação que os átomos se organizam de uma maneira definida e periódica que irá definir a estrutura do cristal.

O crescimento do cristal acontece logos após o crescimento do núcleo. A nucleação e o crescimento ocorrem ao mesmo tempo enquanto existir supersaturação, mas se o equilíbrio for interrompido o cristal volta a se dissolver. A saturação é a força de movimento do processo de cristalização, portanto, quem comanda a velocidade de nucleação e de crescimento é a supersaturação existente na solução. A nucleação e o crescimento podem ser predominantes um sobre o outro isso vai depender das condições, e como consequência serão obtidos cristais com estruturas diferentes dependendo das substancias utilizadas, um dos principais desafios das indústrias farmacêuticas é controlar o tamanho e a forma dos cristais.

Ultrapassando a supersaturação o formato sólido-liquido equilibra-se, assim completando a cristalização.

 

Objetivos

Esse trabalho tem o objetivo de estudar o processo de cristalização, nucleação e crescimento dos cristais de sulfato de magnésio.

Descrição detalhada da Parte Experimental

Materiais utilizados:

Sulfato de magnésio

Água destilada

Balão de Erlenmeyer 250 ml

Balão de fundo chato

Béquer 100ml

Proveta

Manta aquecedora

Termômetro  

Bastão de vidro

Balança analítica

Método

  • Pesamos 25g de sulfato de magnésio dentro de um Becker de 100ml.
  • Em seguida colocamos 100ml de água destilada em uma proveta e adicionamos ao balão Erlenmeyer.
  • Adicionamos aos poucos os 25g de sulfato de magnésio ao balão de Erlenmeyer que continha a água destilada e com auxilio de um bastão de vidro mechemos até diluir o máximo de sulfato de magnésio possível na água destilada.
  • Depois de diluirmos o sulfato de magnésio na água destilada, notamos que ficou um pouco no precipitado do balão Erlenmeyer, ou seja o sulfato de magnésio não se diluiu por completo.
  • Transferimos nossa solução para um balão de fundo chato e colocamos na manta aquecedora, colocamos para aquecer até começar ebulir, notamos que o que sobrou de sulfato de magnésio tinha se dissolvido pegamos um termômetro e medimos a temperatura que deu 90°C, tiramos da manta aquecedora e deixamos esfriar.

Resultados e Discussão

Dissolvemos 25g de sulfato de magnésio em 100ml de água destilada, depois disso levamos até a manta aquecedora e aquecemos para melhor solubilização do sal, quando a solução entrou em ebulição deligamos a manta e com o auxílio de um termômetro medimos a temperatura exatos 90°C Enquanto nossa solução esfriava notamos que cristais começaram a se formar no precipitado da nossa solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com