TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E SÍNTESE MOLECULAR - BIOTECNOLOGIA

Por:   •  12/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS

GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

ADRIANA MELO DE OLIVEIRA

PLANEJAMENTO E SÍNTESE MOLECULAR - BIOTECNOLOGIA

Atividades Complementares

BELÉM – PARÁ

2016

ADRIANA MELO DE OLIVEIRA

TEMA PRINCIPAL

Tema secundário (se houver)

[pic 2]

BELÉM – PARÁ

2016

Atividade Complementar 1  

  1. Conceitue biotecnologia.

        É aplicação tecnológica de células e moléculas biológicas, que visa á solução de problemas ou produzir ou modificar produtos ou em processos para utilização específica.

  1. Quais são as grandes áreas da biotecnologia. Descreva cada uma delas.

        A biotecnologia possui quatro grandes áreas, classificadas em cores: branca, verde, vermelha e azul.

        A Biotecnologia Branca diz respeito às aplicações industriais e ambientais. Inclui os processos industriais que utilizam enzimas e organismos para processar e produzir químicos, materiais e energia.

        A Biotecnologia Vermelha inclui as aplicações relativas à saúde. Esta área inclui a utilização de processos relacionados com a medicina e a farmacologia e que se baseiam na manipulação genética de organismos.

        A Biotecnologia Verde dedica-se às aplicações agrícolas e alimentares. As aplicações biotecnológicas desta área incluem métodos de melhoramento de variedades vegetais e animais através da micropropagação, da selecção com marcadores moleculares e da utilização de tecnologia de DNA recombinante.

        A Biotecnologia Azul dedica-se a aplicações com origem em organismos aquáticos. Esta área envolve a aplicação de métodos moleculares com base em organismos marinhos e de água doce, ou nos seus tecidos, células ou componentes celulares. O objectivo é aumentar as reservas de alimentos e a sua segurança, proteger espécies ameaçadas e ainda desenvolver novos fármacos.

 

  1. Conceitue nanotecnologia.

        Nanotecnologia é o entendimento e controle da matéria em nanoescala, em escala atômica e molecular. Ela atua no desenvolvimento de materiais e componentes para diversas áreas de pesquisa como medicina, eletrônica, ciências, ciência da computação e engenharia dos materiais.

  1. A quem pertencerá à tecnologia?

  1. Estará altamente restringida, ou amplamente disponível?

        Ao longo dos anos o mundo vem se tornando cada vez mais tecnológico, mas nem todos conseguem ou podem acompanhar as tendências. Por exemplo: A internet no Brasil chegou em 1995, ou seja, há 21 anos, alguns, lares brasileiros estavam tendo acesso a essa novidade, uma vez que o custo era alto e nem todos tinham computadores em casa, hoje uma parte da população ainda não tem acesso.

  1. Como afetará ao fosso entre ricos e pobres?

Acredita-se que ela aumentará cada vez mais.

  1. Você conhece algum produto de origem biotecnológica? Quais.

Sim. Adubos compostos, pesticidas, antibióticos, plantas transgênicas.

Atividade Complementar 2  

  1. O que é clonagem?

 

        Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo – micro-organismo, vegetal ou animal.

  1. O que é DNA?

        O ácido desoxirribonucleico é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo.

     3) Explique as diversas formas de cultivo in vitro de plantas e de animais.

        A cultura in vitro de plantas refere-se ao cultivo de sementes, embriões ou fragmentos de tecido vegetal sob condições assépticas, em meios nutritivos adequados, dispondo de luz, temperatura e umidade controlada, com o objectivo de obter uma rápida multiplicação de plantas, isentas de pragas e doenças.

      4) Pesquise sobre tradução e transcrição.

        Tradução  é a formação de polipeptídeos através do RNAm. Inicialmente, o RNAm é transportado para o citoplasma. A tradução ocorre nos ribossomos, que são organelas citoplasmáticas com sítios de ligação para todas as moléculas envolvidas na síntese de proteínas, incluindo o RNAm.

        A transcrição é a síntese de RNA a partir de DNA. O RNA difere do DNA por apresentar a pentose ribose em vez da desoxirribose, por apresentar a base pirimídica uracila em vez de timina e também por apresentar fita simples em vez de dupla. Na transcrição, um filamento de DNA é usado como molde para a produção de um transcrito primário, que, após processamento, forma o RNAm.

         

Atividade Complementar 3

  1. O que são transgênicos?

 

        Os Organismos Geneticamente Modificados, também chamados Transgênicos, são seres vivos manipulados em laboratório com a intenção de que sejam neles incorporadas uma ou mais características encontradas naturalmente em outras espécies.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com