TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio de Hematologia

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  10.174 Palavras (41 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 41

PORTIFÓLIO: HEMATOLOGIA CLÍNICA

[pic 1]

[pic 2]

FACULDADE GUANAMBI

COLEGIADO DE FARMÁCIA – HEMATOLOGIA CLÍNICA

PORTIFÓLIO: HEMATOLOGIA CLÍNICA

Guanambi – Ba

Maio de 2015

[pic 3]FACULDADE GUANAMBI

COLEGIADO DE FARMÁCIA – HEMATOLOGIA CLÍNICA

NOME COMPLETO

PORTIFÓLIO: HEMATOLOGIA CLÍNICA

Trabalho apresentado a componente Hematologia Clínica, que expõe todos assuntos  abordados pela disciplina,  como parte da atividade da unidade.

Docente: Msc. NOME DO PROFESSOR

Guanambi – Ba

Maio de 2015

Sumário

OBJETIVO        

A IMPORTÂNCIA DA HEMATOLOGIA        

FORMAÇÃO DO SANGUE        

HEMATOPOIESE        

ERITOPOISE        

FORMAÇÃO DA HEMOGLOBINA – GRUPO HEME        

FORMAÇÃO DA HEMOGLOBINA – CADEIA GLOBINA        

ANEMIAS MICROCÍTICAS E HIPOCRÔMICAS        

Anemia Carencial        

Anemia Ferropriva        

Anemia Sideroblástica        

Anemia de doença crônica        

Talassemia  e β        

ANEMIA NORMOCRÔMICA E NORMOCÍTICA        

ANEMIA ESFEROCÍTICA E APLÁSICA        

ANEMIA FALCIFORME        

ANEMIA MACROCÍTICA E MEGALOBLÁSTICA        

ANEMIA HEMOLÍTICA        

FISIOLOGIA LEUCOCITÁRIA        

LEUCEMIA        

HEMOSTASIA............................................................................................................................37

PURPURAS VASCULARES E PLAQUETARIAS...................................................................39

COAGULOPATIAS E TROMBOFILIAS..................................................................................40

REFERÊNCIAS        

OBJETIVO

A elaboração deste portifólio tem como objetivo principal expor todos os assuntos que foram abordados em sala de aula durante o semestre de 2015.1, na disciplina Hematologia Clínica.

A IMPORTÂNCIA DA HEMATOLOGIA

A Hematologia é a ciência que tem a principal função estudar o sangue, o seu processo de formação e as doenças e distúrbios que o afetam. É possível afirmar que a hematologia é assunto de grande importância na área da saúde, bem como também na área da pesquisa, pois, como foi dito anteriormente esta ciência trabalha com o fluído mais importante da fisiologia do corpo humano. A análise minuciosa deste fluído, assim como a análise dos seus constituintes, favorece quanto à indicação e confirmação de possíveis patologias, viabilizando a identificação de um prognóstico do real estado de saúde do paciente (CORRÊA, 2003; VERRRASTRO, 2005).

Assim como as demais áreas da saúde, a hematologia vem passando por constantes avanços tecnológicos, este fator implica diretamente na necessidade constante de atualização (CORRÊA, 2003; VERRRASTRO, 2005).

Avaliando a importância da hematologia é imprescindível o preparo dos futuros profissionais de saúde, de forma que estes devem adotar uma postura científica e técnica, bem como serem baste críticos e criativos, para que assim os mesmos possam acompanhar de forma precisa o evoluir dinâmico desta ciência (CORRÊA, 2003; VERRRASTRO, 2005).

O ensino da hematologia deve ser atrelado a prática, deste modo deve ser apresentado ao futuro profissional da saúde a realidade atualizada desta ciência, levante a estes um embasamento teórico e um treinamento prático de forma competente (CORRÊA, 2003; VERRRASTRO, 2005).

FORMAÇÃO DO SANGUE

O sangue é o meio líquido que flui por todo o sistema circulatório entre os diversos órgãos, responsável por transportar nutrientes, hormônios, eletrólitos, água, resíduos do metabolismo celular, bem como outras diversas substâncias. O principal papel do sangue, dentre as suas múltiplas funções, é estabelecer uma interação com todos os tecidos do organismo mantendo assim a sua nutrição (BRAIN, 2004; VERRSASTRO, 2005).  

Ao fluir por todo o sistema circulatório o sangue favorece quanto à distribuição de oxigênio para os tecidos, além das substâncias nutritivas que ele distribui para todas as células, o mesmo também é capaz de reconhecer e recolher substâncias toxicas  derivadas do metabolismo celular. O principal órgão do sistema circulatório é o coração, este é responsável por impulsionar o sangue, proporcionado a circulação deste nos vasos sanguíneos (BRAIN, 2004; VERRSASTRO, 2005).  

A composição do sangue é divida em duas partes, sendo uma o plasma que constitui cerca de 55% do volume do sangue, este é de 90% de água, onde estão imersos os sais minerais, proteínas, gorduras, fatores de coagulação, hormônios e outras substâncias, o plasma também é composto por fibrinogênio, proteína que tem um papel importante no processo de coagulação do sangue; já a outra parte é formada por elementos celulares, são os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas (BRAIN, 2004; VERRSASTRO, 2005).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.5 Kb)   pdf (494.9 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com