TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Corporal

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.226 Palavras (13 Páginas)  •  1.547 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO Esse trabalho tem como objetivo mostrar a importância da cultura corporal dentro da sala de aula, como ela deve ser trabalhada com os alunos, de forma que todos se sintam incluídos na Educação Física ressaltando que o movimento é essencial para todos.

Palavras-chave:​ Educação Física, Cultura Corporal, Movimento.

1. INTRODUÇÃO Antes de tudo precisa-se entender que a maneira como o ser humano se expressa é reflexo da cultura em que cada um está inserido. A relação entre corpo e sociedade envolve a Cultura Corporal do Movimento, ao longo da vida e da história se configura como um conhecimento que vai sendo construído e reconstruído.

No amplo campo da cultura é que está inserida a cultura corporal do movimento, sendo componente da cultura humana, condicionada histórica e socialmente. Dentro do contexto da cultura corporal do movimento estão atribuídas as diferentesmanifestaçõescorporais,sendoassim, os esportes, jogos, danças, ginásticas, brincadeiras, lutas. Porque, se o ser humano possui uma prática de atividade física saudável, poderá contribuir para o desenvolvimento moral, social e cultural através da interaçãocoletiva,oquepermiteomesmoreconhecer-senomeio,possibilitando ao aluno desenvolver valores como respeito mútuo, confiança e muitas outras características fundamentais para o desenvolvimento integral do indivíduo.

A Educação Física é entendida como uma área de conhecimento da Cultura Corporal de movimento e deve cuidar do corpo nãocomoalgomecânico,visandoapenasodesenvolvimentodo aspectofísico,independentementedosdemais.Massimnaperspectivadesuarelaçãocomosoutros sistemas: o mental, o emocional, o estético, o religioso entre outros.

A mesma deve ser compreendida como uma disciplina que introduz e integra o aluno na CulturaCorporaldomovimento,alinhando-seaosobjetivoseducacionais,facilitandoepromovendo a educação do corpo e movimento para a diversidade, formando o cidadão que vai reproduzi-la e transformá-la.

É necessário compreender a participação e valorização de cada aluno, para isso, os professores devem ter uma análise particular de cada um, entender quais são as limitações, as dificuldades, bem como, as qualidades e capacidades de cada um deles nas diversas atividades aplicadas (CAVALCANTE, 2007).

1 Nome dos acadêmicos: Ana Lara Laurentino, Marcelo Padilha de Vargas e Wilson Ribeiro Junior. 2 Nome do Professor tutor externo: Licelli Amante Cardoso Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (LEF0198/3) – Prática do Módulo III - 07/05/18

2

2. CONCEITO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CULTURA CORPORAL: A Educação Física na escola tem alguns conceitos já pré-estabelecidos, sobre sua prática pedagógica e conhecimentos que devem ser desenvolvidos na disciplina e a forma de fazê-los. A cultura de competir, do padrão de corpo, de explorarsomenteofísico,estáassociadaaumacultura educacional criada e gerada na Educação Física Escolar, por alguns professores da área. Por algumas vezes responsáveis por algumas divergências entre educadores, que ao pensarem diferente não exploram essa cultura em suas aulas. Criando assim alguns contextos escolares, como a falta de reconhecimento da disciplina, por não adotar essa opinião. Aquela ação que gera pessoas aptas a competirem em modalidades esportivas. Essa concepção limitada a Educação Física para a formação de atletas, voltada para o esporte ou para uma visão focada no “fazer por fazer”, passada para toda a sociedade, mostra um parecer equivocado no sentido pedagógico da disciplina. É daí que vêm o vínculo da Educação Física na formação de atletas escolares, para aqueles selecionados alunos que têm “condições físicas e motoras” que tornam possível transformar o aluno em um competidor com potencial. E para aqueles “desprovidos dascondiçõesnecessáriasparaserumatleta”,restaconcepções pedagógicas que fazem parte da atual esfera da Educação Física. O curso é um dos mais escolhidos por pessoas que zelam pela saúde e encontram nas atividades físicas qualidade de vida e bem-estar. Hoje a Educação Física é conhecida como uma área de conhecimento da Cultura Corporal de movimento e do cuidado com o corpo não fazendo dele algo mecânico, que visa somente o desenvolvimento corporal sem se preocupar com os outros sistemas mental e emocional. A disciplina deve ser exercida como algoqueintegraoalunonaCulturaCorporal,adotando os objetivos educacionais, promovendo o movimento eaeducaçãodocorpo,estimulandooalunoa usufruir de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas, em proveito da sua qualidade de vida, assim contribuindo paraodesenvolvimentodoalunonasoutrasdisciplinas.Umserhumanoquedispõede prática de atividade física sadia, contribuirá para um aperfeiçoamento moral, social e cultural, através de interação coletiva. Concedendo ao aluno desenvolver valores como: respeito, confiança eoutrascaracterísticas para evolução integral.

JOGOS: O jogo como conteúdo nas aulas de Educação Física deve possibilitar um maior repertório de movimentos corporais e estimular o cognitivo, porproporcionaràscriançassituaçõesdetomada de decisões rápidas e resoluções de problemas criados durante a atividade. Segundo, OLIVEIRA (2004), a Educação Física é muito mais que o adestramento e vigor físico do corpo, a cooperação também formula valores paraogrupo.Ecomoferramenta,ojogoéa forma mais simples e natural para o desenvolvimentodosentimentodetrabalhoemgrupo.Quando se está jogando as decisões tomadas devem partir do que a maioria decidir em um contexto de se chegar a melhor estratégia tomada pelo o grupo e o que for decidido todos devem seguir,a democracia entra em vigor. Quando se pratica um jogo, existem regras a serem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com