TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DANÇA EXPRESSÃO DA ARTE TRADUZIDA EM MOVIMENTO

Por:   •  14/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 9

MARCIA REGINA FERRO.

Dança: expressão da arte traduzida em movimento

1.6.1 RESUMO

A dança é uma expressão artística, histórica e cultural e também uma das três principais artes cênicas da antiguidade, alem do teatro e a musica. É caracterizada por movimentos corporais previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (livre).

A dança independe da variação de estilos e gêneros, e leva-nos a descobrir o corpo no espaço/tempo, na pratica da atividade, propiciando experiências e vivências físicas e emocionais.

Nesse contexto, o projeto de Oficinas de Dança da Universidade Federal do Triangulo Mineiro, tem como objetivo oferecer atividades gratuitas a comunidade acadêmica, além da população do município de Uberaba-MG, visando possibilitar diferentes formas de expressão, por meio da iniciação dos indivíduos à pratica da dança. Ainda, tem a finalidade de estimular o prazer, despertando a sensibilidade e a consciência corporal, artística-histórica e cultural, alem do desenvolvimento físico, social e psicológico.

A proposta é uma ação em parceira com o Centro Cultural da UFTM e com o SESC-MG, como atividade do plano de cultura do Programa de Extensão Museu Memória Viva, registrado na Pro - Reitoria de Extensão Universitária (n° 365/15). O SESC-MG irá disponibilizar um professor de dança, para realização de oficinas , com uma hora e quinze minutos de duração, 1 vez na semana e também contaremos com um aluno voluntário do curso de enfermagem 2 vezes na semana: com cronograma estipulado para iniciarem-se as atividades propostas a partir de março, com término previsto para dezembro de 2017. Este projeto contribui na identificação e integração de grupos e movimentos culturais no âmbito da instituição e do município.

PALAVRAS CHAVES:

Dança; Acadêmicos da UFTM; Uberaba; Qualidade de vida; Extensão.

Informações Relevantes para Avaliação da Proposta:

A atividade visa propiciar autoconhecimento corporal, socialização e lazer junto aos acadêmicos da UFTM e da comunidade da cidade de Uberaba. O projeto busca a finalidade de incentivar e ampliar as ações culturais junto a esses grupos em parceira com o Centro Cultural da UFTM.

1.6.1 JUSTIFICATIVA:

O projeto visa atender a todos, em horário adequado para prática da dança, sem comprometer as atividades de ensino ou trabalho.

Almeja integrar aos diversos cursos e, torna-se enriquecedor mediante as relações, discussões e mediações, na qual irão aprender com suas diferenças, trabalho em equipe,. pois um grupo de dança necessita estar em sintonia. Assim, faz-se importante a criação desse projeto para que venha sanar este déficit. no inter-relacionamento. Proporcionando lazer, atividade física e integração na vida universitária e no município de Uberaba, MG.

1.6.2 Fundamentação Teórica

Em cavernas pré-históricas, foram encontrados desenhos de homens dançando para expressar revolta ou amor, reverenciar ou afastar os Deuses, conquistar territórios, preparar-se para combates/guerras, como rito de acasalamento e masculinidade (BRICKMAN, 1989).

Através de Platão, Sócrates (grandes filósofos gregos) consideraram a dança como atividade que formava o cidadão por completo. A dança daria proporção corretas ao corpo, seria fonte de boa saúde, além de ser ótima maneira de reflexão, estética e filosófica, o que faz ganhar espaço na educação grega. O homem grego não separava o corpo do espírito e acreditava que o equilíbrio entre ambos lhe trazia o conhecimento e a sabedoria (MICHAUT, 1978)

No século XIX, a dança começou a fazer parte dos encontros da nobreza em salões de baile (ACHAR,1985). De lá p cá, a dança de salão , também chamada de dança social foi popularizada, não sendo considerada fora de moda(ROCHA e ALMEIDA, 2007).

No Brasil, a dança chegou com a vinda dos africanos em 1538, onde nas senzalas e nos terreiros dançavam a chamada Umbigada. Que foi a maior contribuição para a dança, pois esse ritmo tornou-se o famoso e mundialmente conhecido “Samba” (ELLMERICH, 1964).

A dança como forma de expressão e comunicação estimula as capacidades humanas. De acordo com Laban (1990), assim como as palavras são formadas por letras, os movimentos são formados por elementos e sua expressão estimula e desenvolve as atividades psíquicas de acordo com os seus conteúdos e forma de ser vivida, tanto quanto a palavra. Ainda Laban coreógrafo e pesquisador da linguagem, caracterizou os movimentos em dois tipos: os funcionais como o ato de subir escadas, pentear os cabelos, escovar os dentes; e o expressivo que tem como objetivo transmitir a ideia ou sensação, estranhamento, curiosidade, beleza e o humor por apresentar os movimentos de expressão na coreografia da dança.

Opinião semelhante é compartilhada por Duarte Jr (1995), para o qual a prática da dança apresenta uma riqueza em expressões não verbais e esta linguagem não deve ser desconsiderada.

A dança foi a primeira manifestação de comunicação do homem, através de gestos e expressões fisionômicas. Esse processo de civilização acompanha a sociedade e serve como meio de expressão artística, histórico e cultural (RIBAS, 1959)

De uma maneira geral, a dança tem origem nos movimentos naturais e sua sequência de criação colabora com a variedade de estilos que nos leva a um mesmo objetivo: descobrir o corpo no espaço, levando-nos a experiências de caráter emocional que expressam o nosso íntimo (RIED, 2003).

Independente do ritmo, seja a dança contemporânea, o sapateado, as danças de salão, as danças folclóricas, etc., todos os estilos possuem as suas especificidades que os tornam únicos (ALMEIDA, 2005). Todavia, saber expressar os vários ritmos e estilos é uma arte que requer muita prática.

A dança a dois, por exemplo, é uma atividade saudável que traz benefícios para o corpo, como a melhoria da capacidade física e redução dos estados depressivos. Provavelmente, o que todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com