TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEFINIÇÃO E ASPECTOS HISTÓRICOS DA ATIVIDADE FÍSICA

Por:   •  14/4/2018  •  Resenha  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ESTÁCIO DO AMAZONAS

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR: MSC. ANDRÉ ARAÚJO PINTO

Oswaldo da Silva Neto

EPIDEMIOLOGIA, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

MANAUS, 2018

DEFINIÇÃO E ASPECTOS HISTÓRICOS DA ATIVIDADE FÍSICA

Nos dias de hoje pode-se dizer que a atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pela musculatura esquelética, que resulta em gasto energético acima dos níveis de repouso. Voltando no tempo podemos analisar o homem que dependia de algumas qualidades básicas como: força, velocidade e resistência para sobreviver.

Em busca de melhores condições de vida ele fazia longas caminhadas ao longo das quais lutava, corria e saltava. O que lhe deixava ativo fisicamente, ou seja, sua jornada diária de sobrevivência lhes proporcionava maior longevidade. Em tempos posteriores na antiga Grécia, as atividades físicas eram desenvolvidas com finalidade o treinar os soldados para guerra, ou para treinamento dos gladiadores em forma de ginastica.

Depois de se iniciar em forma de jogos, danças e ginástica na Europa no início do século XIX, a atividade física escola recebeu diversos métodos de exercícios físicos elaborados por diversos autores com intuito de formar o indivíduo saudável com uma boa postura e uma boa aparência física.

Passando um pouco, já 1930 surge o interesse militar nos programas de atividade física escolar, em seguida, no final da década de 1940 a “Educação Física” iniciou o seu progresso na área pedagógica, no qual foi inspirada no discurso liberal da escola-nova. Que mais tarde, a partir dos anos 1970 influenciado por países vitoriosos, têm-se a vontade de elevar a “Educação Física” a outro patamar, com intuito de formar equipes de desporto para competições da época. E podemos concluir que desta forma, percebesse que a atividade física ligada à saúde jamais teve privilégios no âmbito educacional mais sim para competições externas.

Ligada a politica beneficiou o ganho próprio do que na própria qualidade de vida do cidadão em questão. Hoje em dia em algumas escolas principalmente em outros países as crianças são tratas como mini-robôs, que desde cedo são preparadas para a área do desporto como forma de ganho pessoal. Sempre atrás de grandes promessas do esporte, visando apenas dinheiro e esquecem-se da qualidade de vida desta criança que na maioria das vezes cresce sobre muita pressão para melhorar seu rendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com