TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física nas Escolas Para Valorização da Diversidade Cultural

Por:   •  19/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.241 Palavras (21 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 21

centro de educação a distância (cead)

Sistema de Ensino A DIST NCIA

licenciatura em educação física

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

Salvador

2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

1 TEMA 8

2 JUSTIFICATIVA 10

3 PARTICIPANTES 12

4 OBJETIVOS 13

5 PROBLEMATIZAÇÃO 14

6 REFERENCIAL TEÓRICO 16

7 METODOLOGIA 21

8 CRONOGRAMA 23

9 RECURSOS 24

10 AVALIAÇÃO 25

CONSIDERAÇÕES FINAIS 25

REFERÊNCIAS 27

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem a finalidade de apresentar o Projeto de Ensino “Aulas de Educação Física nas Escola para Valorização da Diversidade Cultural”, visando levar uma reflexão aos educadores sobre a importância das aulas de educação física para promover a valorização da cultura brasileira, através da linguagem corporal, jogos e brincadeiras, respeitando as diferenças e como consequência contribuindo para formação de alunos críticos, reflexivos e autônomos favorecendo o processo de ensino- aprendizagem.

As aulas de educação física costumam ser um dos momento mais esperados pelas crianças na escola, para elas é momento de diversão, de, brincar, correr, competir, jogar, dançar e se expressar. Até mesmo os professores de outras disciplinas tem um olhar para as de ED como treinamento desportivo e recreativo, sendo a aula que tira as crianças da sala para se distrair um pouco, não valorizando a importância da aula. (BARBOSA, 2001).

Sendo uma aula que possibilita uma melhor socialização, o educador precisa se conscientizar que esse momento pode ir muito além de diversão, pode aproveitar esse momento para utilizar ferramentas pedagógicas para a construção de conhecimento.

Sendo assim, porque não inserir propostas pedagógicas que estimule as crianças a desenvolver suas habilidades, a partir de conteúdos que podem ser inseridos nas aulas de educação física, a exemplo da Diversidade Cultural? Já que que nessa aula as crianças se sentem mais à vontade para expressar suas emoções?

A temática proposta tem como objetivo levar para as crianças do ensino fundamental I, do 3° ao 5° ano, conhecimento sobre a diversidade cultural, através da expressão corporal, jogos e brincadeiras nas aulas de educação física, desse modo elas irão compreender melhor o mundo que as cercam, a partir do momento que perceberem que são sujeito da história.

Para que esse projeto se concretizasse e garantir cientificidade do trabalho foi estabelecido como método de trabalho uma pesquisa qualitativa, através de artigos e obras de autores que tratam questões sobre educação física na escola e diversidade cultural. Tendo como elementos norteadores a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI), a Lei Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e os Parâmetros Curriculares Nacionais.

TEMA

O projeto de ensino com a temática “Aulas de Educação Física nas escolas para valorização da diversidade cultural” visa uma educação inclusiva e de qualidade, pois busca levar os alunos a compreender melhor a sociedade em que vive, através da valorização da cultura brasileira.

Na sociedade brasileira há uma postura etnocêntrica, o que muitas vezes dificulta discussões sobre essa temática em sala de aula impossibilita algumas discussões em sala de aula, muitas escolas excitam falar sobre racismo, discriminação e intolerância. Sendo a escola o centro do conhecimento, essas questões devem ser debatidas com o objetivo de conscientizar aos alunos a importância de respeitar as diferenças.

A Diversidade Cultural são os aspectos que representam as diferentes organizações familiar e política, as diversas culturas, linguagens, tradições, culinárias, a religião, os costumes. Para melhor compreender as várias culturas existentes ao redor do mundo surge o conceito de diversidade cultural.

As práticas pedagógicas nas aulas de EF para apoiar a abordagem cultural conduz aos alunos a refletir sobre o seu papel na sociedade e a conviver com as diferenças contribuindo com a sociedade mais tolerante, sendo de suma importância para o ensino- aprendizagem.

O professor precisa se conscientizar do seu papel diante da sociedade de formar cidadãos conscientes diante da sociedade em que vive, para isso é preciso saber a história das diversas culturas do seu país. Sendo assim, pode-se usar as aulas de educação físicas, por possibilitar a ludicidade, como práticas pedagógicas que leve as crianças perceber e buscar suas próprias origens de maneira prazerosa.

Uma relação no ambiente escolar de respeito e tolerância favorece a todos os envolvidos na educação e o aprendizado. Levar para as aulas de educação física, dança, jogos e brincadeiras que expressam a cultura brasileira é não deixar apagar nossa história é valorizar a diversidade.

Aplicar esse projeto de ensino nas series entre o 3° ao 5º ano é comtemplar uma faixa etária que está passando por transformações no desenvolvimento infantil, por isso essas crianças devem ser estimuladas, ao novo, o conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com