TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ergonomia e ginastica laboral

Por:   •  4/4/2018  •  Seminário  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  2.347 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

                                   

Ergonomia e Ginástica Laboral

CARLOS AUGUSTO WILHELMS

R.A.: 8054155

BATATAIS/SP – 2018

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR    

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

 PORTFÓLIO SOBRE

Ergonomia e Ginástica laboral

Atividade sobre: Portifólio do ciclo 2, do Curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário Claretiano –   EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de Ergonomia e Ginástica Laboral

Aluno (a): CARLOS AUGUSTO WILHELMS

R.A.: 8054155

Professor (a) /Tutor (a) a Distância:

Carmen Aparecida Malagutti de Barros

BATATAIS/SP – 2018


  1. De acordo com a International Ergonomics Association (IEA), existem três domínios da Ergonomia. Descreva-os e exemplifique com alguma atividade (ou a sua própria atividade) em que momentos, ações na prática você utiliza os domínios estudados.
  • Ergonomia Física: é o domínio vinculado as características anatômicas humanas, bem como da fisiologia, biomecânica e antropometria em relação a atividade física;
  • Ergonomia Cognitiva: é o domínio que contempla os processos mentais do homem, tendo como exemplos a memória, raciocínio, entre outros elementos do sistema. Tem como foco a carga mental de trabalho;
  • Ergonomia Organizacional: é o domínio que contempla a otimização dos sistemas sócio técnico. Tem como exemplo o projeto, a programação do trabalho individual ou em grupo, bem como a organização temporal do trabalho.
  1. O que você entende sobre o Taylorismo, e quais são os seus princípios? Discorra sobre cada um deles.

Sistema de trabalho que tem como objetivo alcançar a maior produção e rendimento com o mínimo de tempo e esforço para realizar o processo. Esse sistema tem como princípios:

  • Encontrar uma melhor maneira: deve-se encontrar a melhor maneira para realizar determinada tarefa, descobrindo leis científicas para esse processo;
  • Pessoas certas para as tarefas: Para Taylor cada pessoa deve ser selecionada especificamente para executar determinada tarefa;
  • Supervisão, recompensa e punição: toda tarefa necessita de alguém para supervisionar se ela está sendo realizada para maneira mais produtiva;
  • Sistema de incentivo salarial: nesse sistema os funcionários receberiam um pagamento melhor, caso produzissem acima do estipulado para o período.

  1. Descreva sobre os principais pressupostos da Ergonomia utilizados na sua prática como princípios básicos e a importância destes princípios para a análise ergonômica.
  • Interdisciplinaridade: princípio no qual destaca a importância de se ver a ergonomia de diferentes pontos de vistas. Conhecendo as características do ser humano, em todos os seus aspectos, pode-se chegar a processos e produtos ergonômicos de maneira que posso ajudar ainda mais o ser humano. Deve-se usar aspectos como fisiologia humana, psicologia, medicina do trabalho entre outros. Também deve-se levar em conta aspectos de controle de risco, características individuais, aspectos coletivos e individuais, bem como aspectos da organização.
  • Análise de situações reais: leva em conta e deve-se entender que todo trabalho é real. Deve-se conhecer todo o processo de produção para adaptar métodos para que o trabalho possa ser 100% efetivo.
  • Envolvimento dos sujeitos: os trabalhadores, sujeitos mais importante do processo, devem participar do processo de organização ergonômica da empresa, pois são eles os mais interessados nesse processo.

  1. A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) permite identificar e ajustar as condições de trabalho que possam trazer prejuízos à saúde do trabalhador. Baseado no protocolo de identificação de fatores de riscos dos postos de trabalho, elaborada pelo grupo Ergo & Ação e SimuCad da UFSCAR, descreva o que é recomendado nas tarefas relacionado a:
  1. Local de trabalho: Deve ser horizontal, sendo que todas as ferramentas de trabalho devem estar situadas na superfície, respeitando os seguintes conceitos:
  • Área 1: área usual de trabalho: em torno de 20 cm, posicionado em frente ao trabalhador;
  • Área 2: Área de atividades leves e materiais;
  • Área 3: Área de atividades não frequentes: Utilizada apenas quando a área 2 estiver totalmente preenchida.
  1. Altura do trabalho

        Trabalhos com diferentes complexidades necessitam de alturas diferentes para sua realização, como por exemplo:

  • Trabalhos com alta demanda visual: deve-se trabalhar à 10-20 cm acima do cotovelo;
  • Trabalhos com pressão das mãos: deve-se trabalhar à 5-7 cm acima do cotovelo;
  • Trabalhos com movimentos livres: deve-se trabalhar um pouco abaixo do nível do cotovelo;
  • Trabalhos com materiais pesados: deve-se trabalhar de 10-30 cm abaixo do nível do cotovelo, sendo exigido que esse trabalho deva ser feito na posição de pé.

  1. Visão:  está relacionado ao tamanho do objeto. Se o objeto de trabalho for pequeno, não existe a necessidade de uma distância muito grande. Esse objeto pequeno exige uma superfície de trabalho mais alta. Já objetos maiores necessitam de uma distância maior e não precisam estar em superfícies mais altas.

  1. Espaço para pernas: deve existir um espaço entre a bancada e o assento suficiente para que as pernas possam ser movimentadas. Recomenda-se que esse espaço seja de 60 cm.

        Já a profundidade a ser considerada é de 45 cm para o joelho, e no piso uma profundidade de 65 cm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (66.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com