TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERGONOMIA E GINASTICA LABORAL

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD

Mauricio Barbosa Soares Junior RA: 8020926

PORTFÓLIO

CICLO DE APRENDIZAGEM 1

DISCIPLINA ERGONOMIA E GINASTICA LABORAL

,

UBERLÂNDIA – MG

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CLARETIANO

 CURSO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD

Mauricio Barbosa Soares Junior RA: 8020926

PORTFÓLIO

CICLO DE APRENDIZAGEM 1

DISCIPLINA ERGONOMIA E GINASTICA LABORAL

Trabalho de Portfólio do Ciclo de Aprendizagem 1 apresentado para fins de avaliação nas disciplinas do Curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Claretiano.

Tutor Local: Marilia de Carvalho Almeida

Associado (PAP):Uberlândia

        UBERLÂNDIA – MG

           2017

1-De acordo com a International Ergonomics Association (IEA), existem três domínios da Ergonomia. Descreva-os e exemplifique com alguma atividade (ou a sua própria atividade) em que momentos, ações na prática você utiliza os domínios estudados.

Ergonomia física: é o domínio das especificidades ligadas a Anatomia humana e suas relações antropométricas, fisiológicas e biomecânicas, tendo também como abrangência os estudos direcionados as posturas no trabalho, o manuseio e a carga de objetos por parte do trabalhador e tudo aquilo que diz respeito a saúde e a segurança do mesmo.

EX: A postura corporal usada durante a jornada de trabalho ( em pé), movimentos repetitivos .

Ergonomia cognitiva: é o domínio no qual a abrangência principal está voltada ao esforço mental, ao cognitivo, ao raciocínio e as tomadas de decisões constantemente realizadas pelo trabalhador ao longo da jornada de trabalho.

Ex: A capacidade de adaptação a imprevistos gerados no trabalho e o estresse do dia a dia.

Ergonomia organizacional: é o domínio que tem como base de estudo a estrutura organizacional do trabalho, as regras e os tipos de procedimentos utilizados pelo trabalhador.

Ex: Procedimentos básicos como horários de entrada e saída do trabalho e procedimentos básicos como assinar folhas de ponto.

2- O que você entende sobre o Taylorismo, e quais são os seus princípios? Discorra sobre cada um deles.

È um movimento criado no fim do século passado, é considerado o pai da administração científica. Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando-se aumentar a eficiência da empresa aumentando-se a eficiência ao nivel operacional.

Seus princípios são:

Encontrar uma melhor maneira: segundo Taylor era possível descobrir a maneira mais fácil e prática de realizar uma atividade através das leis cientificas que cercavam o trabalho.

Pessoas certas para as tarefas: para Taylor as pessoas possuíam características diferentes, cabendo diferenciá-las de acordo com as suas capacidades em realizar determinadas atividades.

Supervisão, recompensa e punição: de acordo com Taylor a supervisão trazia como benefício uma melhor produtividade, além disso, mais qualidade no trabalho desenvolvido pelos trabalhadores.

Sistemas de incentivos salariais: para Taylor o incentivo salarial de acordo com a produtividade traria mais estimulo para os trabalhadores, uma vez que aquele funcionário que tivesse um rendimento acima da média seria recompensado financeiramente, já aquele que atingisse um baixo nível de produtividade seria punido.

3 - Descreva sobre os principais pressupostos da Ergonomia utilizados na sua prática como princípios básicos e a importância destes princípios para a análise ergonômica.

Interdisciplinaridade: a Ergonomia é uma ciência no qual é necessária a visão ampliada de várias áreas de forma simultânea, no qual um conjunto de ciências pode analisar e detalhar de forma integral as condições de trabalho.

Análise de situações reais: pressuposto fundamental para o ergonomista, no qual o mesmo deve realizar as análises reais da jornada de trabalho de acordo com os acontecimentos reais, sendo possível uma melhor visão e classificação das situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com