TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Ergonomia e Ginástica Laboral

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 2

PABLO ROGÉRIO DA SILVA VIEIRA

RA - 1130219

[pic 1]

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina: Ergonomia e Ginástica Laboral como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrada pela professora Carmen Aparecida Malagutti de Barros.

BARREIRAS-BA

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Bacharelado em Educação Física

Disciplina: Ergonomia e Ginástica Laboral  

Tutor: Carmen Aparecida Malagutti de Barros

R.A.: 1130219

Aluno: Pablo Rogério da Silva Vieira

Turma: DGEFB1701BARA4S

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO – CICLO 2 (6ª SEMANA)

QUESTÕES:

1) Os três domínios da ergonomia de acordo com a IEA são:

FÍSICA: relaciona-se as características da anatomia humana, antropométrica, fisiologia e biomecânica e sua relação com os aspectos físicos da atividade. Estudo das posturas no trabalho, manuseio de matérias, movimentos repetitivos, distúrbios musculoesquelético, aspectos relacionados à segurança, saúde do trabalhador.

COGNITIVA: perfaz á abordagem dos processos mentais. Como memoria, raciocínio, resposta motora, percepção. O foco dessa abordagem está no estudo da carga mental de trabalho, tomada de cisões, interação home- computador, estresse ocupacional e nos efeitos de treinamento.

ORGANIZACIONAL: aborda a otimização dos sistemas sócio técnicos, abrangendo as estruturas organizacionais, regras e processos Focos de atenção: projeto de trabalho, programação do trabalho em grupo, trabalho cooperativo, cultura organizacional, gestão de qualidade entre outros.

2) O Taylorismo: um movimento da administração científica, elabora pelo engenheiro norte americano: Frederick W. Taylor, e estudos mais sistemáticos relacionados ao trabalho. Em plena revolução industrial o ambiente de trabalho as fábricas eram sujas, barulhentas, perigosas, escuras, a jornada de trabalho era de mais ou menos de dezesseis horas por dia, sem direito a férias e outros benefícios.

Seus princípios estão relacionados ao encontrar o melhor esquema para obter produção eficiente, pessoas certas para as tarefas a qual devem ser bem selecionadas para tal função; supervisão recompensa e punição: um modo de assegurar que as tarefas sejam de fato realizadas e incentivos salariais: modo que Taylor acreditava na lógica de incentivo salariais por peça que era recompensada em benefício do próprio trabalhador e quem não atingir o nível eram penalizados.

3) Os principais pressupostos da Ergonomia são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (111 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com