TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginastica Artística e o Rendimento Escolar

Por:   •  11/9/2018  •  Artigo  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

Ginastica Artística e o rendimento escolar

OLIVEIRA, Haroldo.[1]

ALVEZ, Leal. [2]

RESUMO

Presume-se que a Ginastica Artística (GA) é de grande importância intelectual para os alunos da rede publica e privada, assim o objetivo desta pesquisa será mostrar a importância da ginastica artística para o rendimento escolar no período de dois bimestres. Para que esta pesquisa se torne efetivamente viável utilizaremos a metodologia empírica e o método participativo, que permite a prática com visitas à escolas e o Centro de Ginástica do Amazonas e em outros lugares apropriados que será decidido no decorrer da pesquisa. Espera-se com isso mostrar que esta modalidade sim, faz diferença no rendimento escolar de alunos da rede de ensino publico e privada da cidade de Manaus.

Palavras-chave: Ginástica Artística; desenvolvimento físico e intelectual.

   

  1. INTRODUÇÃO

A Educação Física é uma prática pedagógica que, na escola, trata do conhecimento de uma área chamada de cultura corporal, configurada com temas e formas de atividades expressivas, tais como: os esportes, as ginásticas, as lutas, os jogos e as danças, as quais formam o que se chamam cinco culturas corporais da Educação Física (Soares et alii 1992). Essas possibilitam a ampliação e a diversificação dos conteúdos, além da apropriação de novos saberes e conhecimentos.

Especificamente a Ginastica Artística (GA), que é uma modalidade que possui amplo repertório de exercícios, que podem ser executadas através de combinações entre si pode ser vista sob diferentes prismas; por exemplo, como ginástica escolar e de alto rendimento.

De acordo com Nunomura e Piccolo (2005), ela é ótima promotora do desenvolvimento físico e motor, ou seja, uma das modalidades que melhor contribui para as crianças em desenvolvimento. Segundo Galahue (2001), na infância, as crianças desenvolvem rapidamente uma série de habilidades que são fundamentais, como os movimentos unilaterais e bilaterais. As habilidades motoras básicas são o rolar, o equilibrar-se, o saltar e o girar. “Aprender a executá-los, combinando-os em sequência de movimentos facilita o aprimoramento das capacidades físicas mais complexas e amplia as possibilidades de desempenho das habilidades motoras” (Piccolo et alii, 2005, p. 32). Além disso, contribui para a concentração, a disciplina, o respeito e para as características dos domínios cognitivo e sócio afetivo. Sob a perspectiva de Brochado (2005), algumas características da GA se destacam. São elas: a. Na área psicomotora: proporciona domínio, percepção espacial; controle dos movimentos (parar, controlar os movimentos da cabeça); lateralidade; consciência corporal, limite de força, tempo de resistência e reconhecimento dos limites. b. Na área sócio afetiva: favorece o trabalho em equipe; o respeito e a compreensão com o próximo; possibilita a superação do medo; auxilia a criança a reconhecer o perigo, a avaliar os riscos e a procurar soluções; proporciona alegria e satisfação com as conquistas e sucessos; auxilia na formação da personalidade. c. Na área cognitiva: contribui na compreensão dos movimentos; no reconhecimento dos próprios erros e no dos colegas; no entendimento da relação entre força, resistência, flexibilidade e agilidade; na compreensão da necessidade e da importância da concentração.

Para Koren (2004), à medida que a criança cresce e se desenvolve, gradualmente ela passa a descobrir e conhecer as possibilidades de ação que seu corpo lhe proporciona. Envolvida por vários estímulos e ao estar no meio deste largo universo de movimentos que vivencia a cada momento, dar-se-á o desenvolvimento de sua capacidade cerebral. Durante a infância, a criança precisa de uma atenção especial e, para que o seu desenvolvimento ocorra de forma ideal e satisfatória, necessita receber condições adequadas que favoreçam seu crescimento.

Em Manaus, a Ginástica Artística é oferecida nos seguintes locais – CEL Redenção; Escola Adalberto Valle (Centro); Escola Adalberto Valle (Morada do Sol) e Associação Esportiva Lassalista - La Salle. No ano de 2016foi inaugurado o Centro de Ginástica do Amazonas “Bianca Maia Mendonça” Localizada na Vila Olímpica de Manaus. A nova casa da ginástica amazonense está apta para receber competições locais, nacionais e internacionais, além de servir para preparação e aprimoramento das ginastas, através de treinamento e intercâmbios. E é neste sentido que este artigo se insere, pois, onde encontrar esses talentos e desenvolve-los se na sua maioria, as escolas estão longe do Centro de Ginástica e com isso, somente alguns alunos tem acesso ao instrumento que tem por função o desenvolvimento físico e intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com