TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇAO FISICA NO AMBIENTE ACADEMICO

Por:   •  28/11/2018  •  Ensaio  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTANCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇAO FISICA NO AMBIENTE ACADEMICO

Palavras-chave: Educação Física. Musculação. Orientação.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho teve como objetivo de análise o profissional de educação física e suas ações no ambiente acadêmico. A prática de atividades físicas é um dos pilares que trazem saúde e melhoria de qualidade de vida, entretanto, praticar exercícios físicos de forma errada ou imprópria pode gerar uma série de problemas. Esse cuidado vale para toda e qualquer atividade, desde um treino mais intenso na musculação até mesmo uma corrida ao ar livre, pois todas exigem esforço.

Nos dias atuais, a busca por uma melhor qualidade de vida vem crescendo cada vez mais, mirando os benefícios da pratica de exercícios físicos e o aumento de pessoas que procuram academias de ginástica, a prática de atividades físicas vem sendo alvo de muitas pesquisas e discussões a respeito de parâmetros quem abrangem as diversas modalidades, a valorização do acompanhamento profissional e as diversas finalidades para obter melhora no desempenho e na aparência física , além de poder viver momentos de laser.

No ambiente acadêmico, o profissional de educação física é responsável por comandar e orientar os alunos na sala da musculação. A seriedade da intervenção do profissional implica fundamentalmente que o educador deve estar preparado para fazê-lo de tal forma a gerar resultados de forma correta, saudável e segura ao aluno.

Para Antunes (2003), esse setor está em franco desenvolvimento e a área da Educação física não escolar está em ascensão junto com ele. Para tanto, o conhecimento científico é cada vez mais necessário para o exercício dessa profissão e existe grande preocupação com a produção de conhecimentos aplicados, ou seja, direcionados para o profissional que atua no mercado de trabalho. Desse mercado de trabalho, as academias de ginástica e musculação, caracterizam uma significativa parcela sendo uma das principais empregadoras. Assim sendo, o Educador Físico apresenta-se como um profissional responsável também pela promoção da saúde.

De acordo com Toscano (2001) sendo um profissional de saúde, o educador físico deve partir do conceito de que a aplicação de um programa de atividade física depende basicamente de sua visão científica, de sua experiência e do que possa realizar. O profissional de educação física, que atua em academia de ginástica, deve, portanto repensar sua função, dando um sentido coerente ao seu papel na sociedade como sendo da área da saúde, promovendo a adoção de estilos de vida ativos e, consequentemente, saudáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com