TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM DO JIU-JITSU

Por:   •  1/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  12.039 Palavras (49 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 49

A ORIGEM DO JIU-JITSU

O Jiu-jitsu que conhecemos atualmente possui uma história de intensas e curiosas transformações. No entanto, sua origem ainda é incerta e se diverge na opinião de historiadores.  

Alguns autores como Pacievitch (s/d), em suas pesquisas, sugerem que o Jiu-jitsu possua três possíveis locais de origem, sendo a primeira hipótese no Japão feudal, a segunda na Índia, por monges budistas e a terceira, na China.

Artefatos arqueológicos encontrados fornecem informações imprecisas, mas, de certa forma, com datas e locais de origem, aproximados. Independente da época e local de origem, o Jiu-jitsu (JJ) possuiu objetivos incontestáveis relacionados a autopreservação, defesa contra animais e ataques de inimigos (KOIZUMI, s/d).

As técnicas parecidas com as utilizadas no JJ podem ter surgido há 5.000 anos, entre os resquícios históricos encontrados estão o da antiga Babilônia (3.000 a. C.) que mostram figuras de combates com o uso do corpo e desequilíbrio adversário através do controle do quadril Guimarães (2006). Além de lutas agarradasencontradas na Bíblia e no Egito Antigo (GLADIATORIUN, 2015).

Os autores que defendem o surgimento da arte do JJ na Índia, afirmam que ocorreu há 2.500 anos e que,influenciados por Siddhartha Gautama (Buda), fora criada e desenvolvida por monges budistas, comgolpes baseados no princípio do equilíbrio e alavancas em pontos específicos do corpo de forma a evitar o uso da força excessiva e sem o uso de armas, pois, precisavamencontrar um meio de se defender dos constantes ataques que sofriam de saqueadores, que lhes roubavam os mantimentos e materiais que seriam utilizados nas construções de novos templos (GUIMARÃES, 2006; GRACIE, 2008; GRACIE, 2010; GURGEL, 2015; GRACIE ACADEMY, 2015; CBJJ, 2015; FESP, 2015).Os valores que acompanhavam os monges, entre eles, a valorização da vida, fazem a diferença entre o JJ e outros estilos de lutas, creditando aos budistas a origem dessa arte, pois traziam consigo a essência e a tranquilidade de seus preceitos, além das técnicas e aperfeiçoamento dos movimentos, de maneira que viesse a neutralizar sem causar nenhum tipo de trauma grave no seu agressor (GRACIE, 2015).

Após o crescimento que atingiu a Índia e toda a Ásia, o JJ primitivo se expandiu para a China, onde começou a ser praticado em templos com o mesmo intuito de defesa contra ladrões (SOUZA, 2005 apud ANDREATO et al., 2010; GUIMARÃES, 2008; GRACIE, 2010; RONDINELII, s/d).Na época em que chegou a China o jiu-jítsu foi caracterizado como arte marcial, com finalidade de treinamento para a guerra, para desarme de inimigos, e, seu auge foi durante os “Reinos Combatentes” e na unificação da China por Chin Shih Huang Ti (FESP, 2015).

Versões que defendem o surgimento do JJ na China acreditam que ele foi trazido para o Japão durante a queda da dinastia Ming, por um monge chinês chamado Chin GenPinh, (GRACIE ACADEMY, 2014)no ano de 1650com golpes e técnicas brutais denominadas tes, com finalidades de matar ou ferir gravemente adversários, mesmo que armados, e que, após este período, a arte foi difundida por todo o Japão e posteriormente instituíram academias do então chamado jujútsu(MEC, s/d). Enquanto outra teoria acredita que havia praticantes de ChikuraKarube, um esporte de luta corporal desenvolvido ao redor de 200 a. C., tornando-se depois o jiu-jítsu, quando entrou no Japão (GRACIE ACADEMY, 2014; GUIMARÃES, 2005 p. 381).

JIU-JITSU NO JAPÃO

Quando chegou ao Japão, por volta do séc. II (FESP, 2015) as técnicas evoluíram e ganharam características de ataque (GRACIE, 2015).

Nessa época Japão era uma nação cujo governo seguia um regime militar feudal comandado pelo ditador ShogunatoTokugawa. A população era composta por classes de agricultores, artesãos, comerciantes e uma casta guerreira de samurais. Ema cada região havia um seu senhor feudal e todo senhor possuía seu próprio grupo de guerreiros, samurais a serviço daquele feudo (GRACIE, 2015; TAKESHITA, s/d).

Durante épocas de guerras nem todos podiam portar armas. Uma solução foi desenvolver e aprimorar técnicas visando a eficiência no desarme com as mãos vazias, com isso, os samurais e todos os guerreiros que seguiam o regime feudal eram obrigados a aprender essas técnicas de desarme provenientes do JJ (KEIZI, 1993; SEVERINO, 2010; GRACIE, 2015).Contudo, em épocas de necessidade várias técnicas de ataque e defesa acabavam sendo de grande domínio popular (CALLEJO, 1974).

A arte do JJ tornou os samurais guerreiros mais completos e de extrema importância para o seu feudo. Apesar de possuírem o domínio de algumas técnicas de combate utilizando facas, arcos e flechas, treinavam constantemente e estudavam melhores técnicas do JJ para dominar seus inimigossem uso de armas, derrotando qualquer adversário por meio das imobilizações, quedas e chaves de luxações,sendo também crucias para que a arte do jiu-jítsu fosse mantida ativa (NORONHA, 1975; TAKESHITA, 1975; TAKESHITA, s/d; GURGEL, s/d; GRACIEMAG, 2015).

O período feudal durou em torno do século VIII ao século XVI e durante todo esse período o jiu-jítsu foi aprimorado por essa classe que denominou o jiu-jítsu como arte de guerra (GRACIE ACADEMY, 2015).

O Japão se manteve isolado para o mundo por 250 anos(desde 1630), nesta época os segredos do Jiu-jitsu eram bem ocultados pela elite e o número de praticantes era bem reduzido, mas, após o declínio do domínio de ShogunatoTokugawa. A partir de 1850, as nações ocidentais voltaram a negociar com o país, que abriu seus portos, alavancando a política do país que estava atrasada no contexto político (SOUSA, 2015; GUIMARÃES, 2005).

Nesse período, ocorre uma Revolução histórica no Japão, a “Renascença japonesa” também conhecida como EraMeiji, onde Shogun dá ao imperador o poder sobre todo o país (SANTANA, 2015; KODOKAN, 1994; CALLEJA, 1974).

A abertura dos portos desencadeou a grande revolução no país, encerrando a era do regime militar deTokugawa e marcando o começo do imperialismo. Em meio a algumas consequências dessas mudanças no país, a maioria dos samurais foram afetados com o desemprego, muitos se envolveram em brigas de rua e, em pouco tempo o termo ju-jutsuforavinculado à violência e arruaça (KODOKAN, 1994; (GRACIE, 2015). Os poderes desfrutados anteriormente por samurais passaram a ser exclusivo da polícia e do exército, o uso de armas ficou restrito apenas para as autoridades, ficando terminantemente proibidoo uso de espadas pelos samurais (TAKESHITA, 1975; KEIZE, 1993).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (76.2 Kb)   pdf (482.5 Kb)   docx (870.1 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com