TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA APLICADA À SAUDE

Por:   •  18/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Patrícia da Costa Silva Guimarães de Paula - 8127119

Bacharelado em Educação Física

Neuroanatomia

Neuroanatomia

PSICOLOGIA APLICADA À SAUDE

Portfólio

Barretos

2021


Descrição do Projeto

Objetivos

  • Identificar as principais características da trajetória histórica da ginástica.
  • Conhecer a evolução das aulas de ginástica coletiva.
  • Identificar os principais métodos de ensino que mais influenciaram a ginástica coletiva.

Descrição da Atividade

Até o momento estudamos a história da ginástica e as principais escolas/métodos, que mais influenciaram a ginástica de academia. Elabore um texto, com suas palavras, de no máximo duas laudas, abordando essas escolas. No seu texto deve constar seus principais pensadores e objetivos e ao final uma conclusão, a partir de sua análise, qual método/escola que mais influenciou a Ginástica de Academia atual.

        Sabemos da grande importância da ginástica, suas ramificações e evoluções com o passar do tempo para o ser humano, assim como as contribuições das diversas escolas e seus métodos, que vão de exercícios militares até práticas esportivas, porém embora cada um tenha suas características próprias, todos tem como objetivo, permitir vivencias corporais.

Escola Sueca

           Foi idealizada por Pehr Henrick Ling (1776–1839), no momento mais frágil da Suécia, que acaba de ser destruída pela guerra, a prática da atividade veio como forma de trazer saúde e melhor condição para a população, que se afundava junto do país com vícios e doenças como a tuberculose. Possuindo um caráter mais social e pedagógico, evitando a familiarização com a função militar, exibia exercícios mais sistematizados e fragmentados que trabalhavam basicamente o conceito respiratório, assim como o postural e a correção ortopédica, além de serem exercícios livres sem aparelhos e de fácil execução.

           Era destinado a todos sem distinção de idade, sexo ou condição social, era dividida em quatro frentes, a pedagógica (para qualquer pessoa, com a função de desenvolvimento, evitar doenças, vícios posturais e sociais), militar (quase como o pedagógico, com o acréscimo de exercícios para a preparação para a guerra), médica/ortopédica (com uma maior ênfase em diminuir ou neutralizar problemas posturais) e estética (que enfatiza um desenvolvimento do organismo de forma harmoniosa, com movimentos mais suaves, como a dança)

Escola Alemã

         Embora a junção de diversos pensadores como Jean Jacques Rousseau (1712-1778) e John Locke (1632-1704), Johann Bernard Basedow (1723-1790), Adolph Spiess (1810-18540 e Friedrich Ludwig Jahn (1778-1852), foi Johann Christoph Friedrich Guts-Muths (1759-1839) que se firmou como pai da ginástica, tendo a prática, o objetivo de preparar os corpos para a defesa da pátria, já que a Alemanha vivia um momento instável com a constante ameaça da guerra. Segundo Soares (2002) “Era preciso, portanto, criar um forte espírito nacionalista para atingir a unidade, a qual seria conseguida com homens e mulheres fortes, robustos e saudáveis”. Baseada nas ciências biológicas, usava esse artificio para transformar a ginástica, numa forma de educação em massa, assim atendendo a necessidade do momento que o pais vivia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (196.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com