TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do desenvolvimento e Humanismo

Por:   •  7/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.007 Palavras (13 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 13

                 [pic 1][pic 2]

                                  Universidade Estadual do Ceará

                                     Centro de ciências da saúde

                      Curso de licenciatura plena em Educação Física

                               Disciplina de Psicologia Evolutiva

                                       Yandra Lara Félix Rolim

                                   Fortaleza- Ceará

                                                  16.01.16

                     

                          Universidade Estadual do Ceará- UECE

                           Educação Física_ Licenciatura plena

        

                       Psicologia do desenvolvimento e Humanismo

                                                                 

                                                                  Trabalho referente a disciplina de   Psicologia

                                                                   Evolutiva, ministrada pela professora Rebecca

                                                                   Arrais.

                          Fortaleza

                                                  2016

                                               Sumário

  1. Psicologia de desenvolvimento..............................................4
  2. Introdução ao humanismo .....................................................5
  1. Teoria e abordagem humanista...........................................6
  2. Carl Ranson Rogers: Abordagem Centrada na Pessoa.....7
  3. Abraham Maslow e a pirâmide das necessidades...............8
  4. Alexander Neill.....................................................................9
  1. Humanismo e mercado de trabalho como estudante de licenciatura..10
  2. Bibliografia

1.Psicologia do desenvolvimento

Durante séculos, as crianças foram observadas em várias versões. No século  XVII, começou a pensar que a natureza das crianças é diferente do adulto. Depois, no século XVIII, uma nova forma de estudo Desenvolvimento Infantil  foi feita devido ao aspecto  religioso, científico, económico e social da época. Grandes Descobrimentos permitiram estes estudos, tais como o protestantismo, a Revolução Industrial, a Revolução Francesa. E finalmente , no século XX a adolescência foi reconhecida como uma etapa do desenvolvimento humano

A psicologia do desenvolvimento se pergunta sobre a interferência do tempo e dos processos na criança, sejam eles de conhecimento ou socialização. Como essa criança evolui ao longo do tempo adquirindo mais competências e capacidades, e como essas capacidades vão se transformar ao longo da vida. Podemos estudar na psicologia do desenvolvimento as mudanças que ocorrem no corpo, na inteligência, na memória, na cognição, na moral, nos sentimentos, na personalidade, no comportamento, no inconsciente.

Algo que Jean Piaget chama de embriologia mental pois ,assim como a embriologia biológica, as fases de desenvolvimento são sequenciais  no sentido de que cada uma é necessário para o aparecimento da seguinte, sendo assim, não se pode simplesmente pular uma etapa.

Tradicionalmente, os primeiros estudos referentes à essa área da psicologia faziam menção somente ao desenvolvimento da criança e do adolescente. Entretanto, esse foco vem mudando ao longo dos anos. Algumas teorias contemporâneas do desenvolvimento aceitam que as transformações no processo de desenvolvimento acontecem em todas as fases da vida, mas que são mais marcantes em períodos rápidos de transição.

Freud e Rogers são representantes de duas forças na psicologia: a Psicanálise e a Psicologia Humanística. Tanto Freud quanto Rogers consideram a influência de pessoa que são significativas ao individuo durante o seu desenvolvimento e, posteriormente no seu relacionamento adulto. Já,  na elaboração de suas teorias, propriamente ditas, o comportamento do individuo adulto, é explicado por Freud a partir do modo como o indivíduo viveu o seu complexo de Édipo, sobretudo, e as diversas fases do seu desenvolvimento psicossexual. Rogers, por sua vez, o explica a partir do modo como se processou, no individuo, a formação do seu autoconceito.

2. Introdução ao Humanismo

A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70, como uma reação às ideias psicológicas pré-existentes , o behaviorismo e a psicanálise. Não há conceito que seja considerado verdadeiro ou falso.

A grande diferença com relação ao Behaviorismo é que o Humanismo não aceita a ideia do ser humano como máquina, sujeito aos processos de condicionamento. Já em relação à Psicanálise, a reação foi à ênfase dada no inconsciente, nas questões biológicas e eventos passados, nas neuroses, psicoses e na divisão do seu humano em compartimentos.

As características a psicologia humanista são uma ênfase maior a consciência, preocupação em entender a vida humana em sua totalidade, que a vida humana possui uma dinâmica própria em cada fase e valoriza a força de vontade, razão, liberdade de escolha, responsabilidade pessoal, contexto familiar, no trabalho e na vida social.

A psicologia humanista possui uma terapia centrada no cliente. Mostra á ele a capacidade dele de compreender fatores que lhe causam infelicidade e dor, reorganizando-o para superar esses fatores. O objetivo é libertar o indivíduo para o crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (309.2 Kb)   docx (184.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com