TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Crítica de Artigo Cientifico

Por:   •  31/7/2022  •  Resenha  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

No periódico “A educação física e concepções higienistas sobre raça: uma reinterpretação histórica da educação física brasileira dos anos de 1930”, o autor Edivaldo Júnior nos mostra como a educação física esteve presente na chegada do movimento higienista no Brasil e coloca em evidência a teoria eugênica que doutrinava grande parte das correntes teóricas relacionadas ao fortalecimento físico do povo brasileiro, em discordância com a corrente teórica intervencionistas mais voltada pra área de políticas públicas relacionadas aos direitos sociais.

O autor já inicia o texto elencando os anseios e finalidades do movimento higienista nascido na Europa, porém já alerta ao leitor que ao chegar ao Brasil o mesmo sofreu readaptações. também deixa claro que as fontes de pesquisa para seu trabalho são as revistas e periódicos da época. Colocando a ascensão da educação física como dependente da medicina e da biologia.

Também é dito que tanto a corrente ideológica dos eugenistas quanto a dos intervencionistas tinham sérias preocupações com a força de trabalho brasileira, pois essa era desprovida de êxito se comparada à outros países. Nesse momento o autor nos permite saber qual o pensamento da sociedade brasileira da época, afirmando que era comum o discurso de corrente eugenista de que as raças mestiços, índios e negros que compunham o povo brasileiro eram vistas como desprovidas de qualidades físicas, portanto enfraqueciam a população.

Logo em seguida, o autor se aprofunda na corrente doutrinária que fazia oposição aos eugenistas, deixando bem explícito que a corrente intervencionista foi a que definiu o proceder da situação, tanto naquela época quanto nos dias atuais.

Lá pelo meio do texto, o autor dá ênfase ao papel que a educação física exercia na sociedade da época. Deixando bem claro que era vista por parte dos pensadores como uma forma de melhoramento da capacidade física do brasileiro, alguns até a colocando como algo que pudesse melhorar a genética e assim fazer as futuras gerações mais fortes. Porém já era afirmado que essa última hipótese apresentada não possui nenhuma base científica. Ainda assim, a educação física não perdia força, pois era o meio mais provável de se alcançar o objetivo principal.

No campo da educação física, o autor prossegue em todo o restante do texto fazendo contraposição entre os lamarckistas que eram de vertente intervencionista e os galtonianos que tinham cunho racista com aproximação do pensamento eugênico.

Diante da leitura do periódico, cabe aqui fazer algumas considerações, o autor induz, proposital ou involuntariamente, o leitor a fazer confusão entre os termos, pois a cada momento vem com um termo diferente que significa a mesma coisa de termos já utilizados anteriormente, sendo assim, poderia fazer melhor sintetização das ideias apresentadas antes de escrevê-las, pois dessa forma faz com que o leitor perca o foco, além de sempre parecer dizer o que já havia dito antes, assim faz com que o leitor perca o interesse, pois terá forte convicção, ao chegar no meio do texto, que dali pra frente só terá mais do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com