TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Zona de Desenvolvimento Proximal: Um conceito fundamental para a prática pedagógica.

Por:   •  15/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

JESSICA GONÇALVES SENA (RA 8069925 )

Educação física- Licenciatura

A Zona de Desenvolvimento Proximal: um conceito fundamental para a prática pedagógica.

 Prof. Camila Maria Fernandes Fantacini

Claretiano - Centro Universitário

Vitória da Conquista- Ba

2019

A Zona de Desenvolvimento Proximal: um conceito fundamental para a prática pedagógica.

Observação: Em uma bela manhã de sábado na Chapada Diamantina fui fazer uma trilha para relaxar nos caldeirões do Rio Roncador, e como de costume aproveitar para fazer um piquenique por lá. Sentada ali no chão, pude observar uma mãe e uma criança embaixo de uma árvore. A mãe sentada olhando a paisagem e sua filha brincando com seus brinquedinhos, a criança devia ter em média uns 3 a 4 anos e sua entre 27 a 30 anos.

Como de costume a mãe da criança abriu sua cestinha, com bolachas, iogurtes e algumas frutas, então a criança pediu o iogurte para sua mãe. Com a ajuda mãe a criança abriu o iogurte e jogou a tampa dentro do rio, e a mãe lhe chamou a atenção dizendo que era lixo, e como todo lixo deveria ser jogado na lixeira e como ali perto não tinha nenhuma ela deveria guardar o lixo até encontrar uma lixeira próxima, e que a natureza precisa de cuidados e os peixinhos ficam tristes quando jogam lixo nas casinhas deles. Então saindo da trilha uns 5 minutos de caminhada havia uma lixeira logo, a mãe mostrou para a criança a lixeira e levou ela até lá para jogar o lixo no lugar correto.

Minutos depois, a criança comeu o restante do seu lanche, apontou para o plástico da bolacha e disse isso é lixo, sem hesitar levou o plástico até a lixeira, depois voltou pulando de alegria dizendo que os peixinhos não iriam ficar mais tristes.

Aplicação da observação:

Segundo Vygotsky (1896-1934) zona de desenvolvimento proximal é a distância entre as práticas que uma criança já domina e as atividades nas quais ela ainda depende de ajuda. Para Vygotsky, é no caminho entre esses dois pontos que ela pode se desenvolver mentalmente por meio da interação e da troca de experiências.

Já no nível de desenvolvimento real a criança possui a autonomia de realizar uma atividade sozinha em razão das etapas alcançadas, que no caso da observação, foi quando a criança passou a ter a consciência de jogar o lixo sem a ajuda, aprendendo o que era preciso.

Na ocasião em que, a mãe corrigiu  aonde se joga o lixo ela teve o papel de mediadora, onde através de sua explicação a criança soube o que era certo a se fazer, isso é chamado de nível de desenvolvimento potencial, onde teve alguém influenciando a criança a fazer e como fazer, já que ela não tinha autonomia para fazer aquilo sozinha e não sabia que o lixo deveria ser jogado na lixeira e não no rio.

Conclusão:  A partir, dessas observações consegui entender o real significado e os princípios da zona de desenvolvimento proximal, nos níveis real e potencial. E como futura instrutora, me fez perceber a importância do nosso papel em sala de aula, e como se a gente fosse o herói na vida dos pequenos, e que cada um deles possui características distintas as quais  devemos  respeitar, estando-se atentos para ajudar no seu desenvolvimento, observar as dificuldades e progresso de cada aluno para então avaliar a melhor estratégia pedagógica a ser adotada dentro da sala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com