TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Por:   •  26/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

  [pic 1][pic 2]

A zona de desenvolvimento proximal: um conceito fundamental para a prática pedagógica

[pic 3]

EDUCAÇÃO FISICA LICENCIATURA

INDAIATUBA 2020

INTRODUÇÃO

Em meados de 1896 nasceu o Bielo-Russo, Lev Semenovitch Vygotsky sendo de família judia e com boas condições econômicas que proporcionou uma formação solida. Formado em direito, mas ganhando destaque na área da psicologia tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos.

O Bielo-Russo acreditava que o desenvolvimento era embasado nas interações sócias com outras pessoas. ´´É a aprendizagem por transmissão social que possibilita ao homem avançar no desenvolvimento de suas potencialidades, e tudo o que um sujeito faz hoje, com auxílio e orientação de outro, poderá fazê-lo amanhã de forma independente``(VIOTTO FILHO;PONCE;ALMEIDA,2009,p.45-46).

O desenvolvimento compreende os níveis: o nível de desenvolvimento real, que é o conjunto de atividades que a criança consegue resolver sozinha. Esse nível é indicativo de ciclos de desenvolvimento já completos, ou seja, se refere às funções psicológicas que a criança já consolidou até determinado momento. E o nível de desenvolvimento potencial: é conjunto de atividades que a criança não consegue realizar sozinha, mas que, com a ajuda de alguém (mediador) com mais habilidades, ela consegue resolver. A zona de desenvolvimento proximal compreende a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial. 

 SITUAÇÃO NATURAL OBSERVADA

Em uma tarde de domingo, no parque ecológico na cidade de Indaiatuba, estava passeando de bicicleta, quando parei para beber um pouco de água. Observando a paisagem pude observa uma mãe com sua pequena filha, a mãe deveria ter uns 28 a 33 anos de idade e sua filha de uns 3 a 4 anos de idade.  A mãe estava sentada em um banco, e a sua filha estava brincando com suas bonequinhas.

Passou um vendedor vendendo doces e chocolates, e então a criança pediu para sua mãe, e sem hesitar ela comprou o chocolate. A criança depois de algumas tentativas sem sucesso para abrir a embalagem do chocolate, a criança se irritou e começou a chorar pedindo a mãe lhe ajuda. A mãe vendo sua decepção por não conseguir abrir o chocolate logo se prontificou a ajuda-la e mostrou o local onde estava escrito ´´abra aqui`; e a incentivou a rasgar a embalagem. Dessa forma sua filha conseguiu abrir a embalagem e, muito contente, comeu o chocolate.

SITUAÇÃO ANALISADA: ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

´´Zona de desenvolvimento proximal, termo cunhado por Vygotsky, é a distância entre o nível de desenvolvimento real (aquilo que o sujeito consegue fazer sem ajuda) e o nível de desenvolvimento potencial (aquilo que o sujeito conseguirá fazer, com ajuda)``(CAMPOS et al.,2013,p.163).

No relato descrito a exemplo de nível de desenvolvimento real, quando a pequena criança solicita de ajuda para abrir a embalagem, pois tentou varias tentativas sem êxito, mesmo sabendo abrir, pois já havia cosolidado esse ciclo de desenvolvimento, mas, ao perceber que não iria conseguir, ela usou como ferramenta a dramatização para conseguir auxílio de sua mãe para a abertura do pacote.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (232.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com