TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Educação - A zona de desenvolvimento proximal: um conceito fundamental para a prática pedagógica

Por:   •  19/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Cristiane Sgrili Gonçalves      RA - 8070934

Curdo de Graduação em Pedagogia - Licenciatura

Segundo Portfólio – Psicologia da Educação - A zona de desenvolvimento proximal: um conceito fundamental para a prática pedagógica

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Psicologia da Educação, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela tutora: Keiko Maly Garcia D Avila Bacarji.

Poços de Caldas

2019

A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Vygotsky acredita na relação entre as pessoas e dos instrumentos culturais, os conceitos são construídos no processo histórico e o desenvolvimento está diretamente ligado à aprendizagem, assim a criança avança o desenvolvimento espontâneos ou do cotidiano (senso comum), há o trabalho com ideias mais conhecido como zonas de desenvolvimento proximal, relação psicológico e suas funções.

A Zona de desenvolvimento proximal, Vygotsky usou para a distância entre o nível de desenvolvimento real do desenvolvimento potencial, o primeiro refere-se as etapas alcançadas pela criança que é possível fazer sem ajuda de um mediador, já o segundo é capacidade que a criança tem de realizar tarefas com ajuda de alguém com mais capacidade.

OBSERVAÇÃO DE SITUAÇÃO NATURAL

Em uma situação familiar, eu observei uma prima com idade de 3 anos, ao almoçar todos sentados e com os talheres sobre a mesa, a criança começou a pegar a comida com a mão e não havia lavado, a mãe logo foi ensinando a lavar as mãos antes de se alimentar e também pegar com a colher os alimentos, porque com a mão suja poderia ir algumas sujeiras junto com o alimento e poderia fazer mal a ela, desta forma pegando com a colher isso poderia ser evitado. Na próxima refeição que fizemos juntas a criança já foi logo correndo lavar as mãos e também já pediu a colher para comer.

Outra situação que observei em sala de aula quando fiz o meu estágio, a criança com 7 anos passava o traço ao final da atividade sem régua, sempre saia torto, a professora então parou as atividades e o explicou a usar a régua, a partir desse momento todos os traços que fazia utilizava desse equipamento e conseguia traçar uma reta perfeita ou até mesmo fazer algum desenho com traçado que necessitaria da reta.

Quando analisamos as duas situações observamos que o nível de desenvolvimento real está presente quando a criança tem a capacidade de realizar a atividade sozinha, no caso seria o ato de comer e ato de fazer o traço após finalizar a atividade mesmo torto.

        Observamos o nível de desenvolvimento potencial, quando há a intervenção da mãe e da professora nos casos, a orientação de como deve ser feito corretamente e desta forma as crianças nos dois casos passaram a fazer da maneira correta pela mediação de uma pessoa mais experiente.

Podemos dizer que a zona de desenvolvimento proximal é a distância entre os dois níveis citados acima, ou seja, quando há a mediação no processo de aprendizagem de uma pessoa que seja mais experiente para uma menos, está terá contato com o conhecimento e assim aprimora e desenvolve o seu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (283.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com