TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Por:   •  22/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

a) Descrição do Projeto

O projeto e/ou atividade de portfólio visa propiciar ao futuro professor um momento de reflexão sobre sua prática pedagógica, com base na Abordagem Sócio Construtivista, uma relevante teoria nas áreas da Psicologia e da Educação. Além disso, objetiva-se que o aluno relacione teoria e prática, aplicando um dos conceitos da abordagem a uma realidade prática ou real.

Etapa 1 – Estude a Unidade 4 – Teorias Cognitivas da Aprendizagem, bem como o artigo indicado anteriormente (trecho que aborda a Teoría de Vygotsky).

Etapa 2 – Realize a observação de uma situação natural que envolva algum tipo de aprendizagem e mediação (em sua casa com seus filhos ou com outras crianças, ou uma interação entre crianças no parque ou entre crianças e adultos). Depois, descrevem esta situação, ou seja, você deve descrever o que foi observado, qual foi a situação, enfim a descrição detalhada da cena vista, inclusive o local onde a observação ocorreu. Se possível, cite a idade das pessoas envolvidas, sem citar nomes, mantendo o sigilo quanto à identidade das pessoas.

Etapa 3 – Elabore um texto com base na situação observada indicando onde é possível perceber o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Primeiramente, defina o conceito, e depois o relacione com a situação observada, indicando na observação onde aparece o nível de desenvolvimento real e potencial, e a zona de desenvolvimento proximal propriamente dita. Também menciona a mediação. Não esqueça de relacionar os conceitos com a observação!

Etapa 4 – Faça uma conclusão, descrevendo como este trabalho auxiliou na sua formação acadêmica e a possibilidade de utilizar o conhecimento adquirido em sua prática profissional.

b) Objetivos:

Compreender a Teoria Histórico-Cultural, aplicando-se um de seus conceitos fundamentais à uma realidade prática

Refletir como a Teoria auxilia o trabalho do educador no contexto escolar, pensando na elaboração de atividades pedagógicas que possam potencializar o desenvolvimento dos alunos.

c) Pontuação: 0 a 1,0 ponto.

d) Critérios de avaliação:

Na avaliação desta atividade serão utilizados como critérios:

Uso da norma padrão Língua Portuguesa e das normas da ABNT.

Articulação dos objetivos, conteúdos e estratégias, sugeridos no plano de ensino.

Organização do plano de aula contendo os itens indicados para sua elaboração.

e) Validação da Prática:

A aprovação da Prática estará atrelada ao atendimento dos objetivos propostos. A não realização da atividade proposta gerará dependência.

Introdução

Minha observação foi em casa com meu irmão de 6 anos que frequenta o 1º ano do ensino fundamental I. Foi proposta para ele, uma atividade de língua portuguesa envolvendo os meios de transportes. Descobri que a princípio a criança estava confusa sobre o que era proposto.

Depois da minha mediação, a criança pôde entender melhor o que foi proposto a ela.

A zona de desenvolvimento proximal é um conceito central na psicologia sociocultural ou sócio-histórica , originalmente formulado por Vygotsky na década de 1920. Na explicação mais popular , o ZPD é descrito a distância entre o nível de desenvolvimento real, a capacidade determinada de resolver tarefas de forma autônoma, o nível de desenvolvimento potencial, determinado pelo desempenho com o ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou experientes.

Ao se apropriar dos elementos culturais que foram construídos pela humanidade, através da interação, o sujeito os utiliza como instrumentos que lhe permitem ampliar e refinar sua relação e sua compreensão do mundo em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com