TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Zona de Desenvolvimento Proximal: um conceito fundamental para a prática pedagógica

Por:   •  3/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

JAQUELINE APª DE MENDONÇA DO PRADO

RA 8087645

Licenciatura em Pedagogia

A Zona de Desenvolvimento Proximal: um conceito fundamental para a prática pedagógica.

                                 Profa. : Lilian Paula Degobbi Bergamo

CLARETIANO – Centro Universitário de Batatais

DIVINOPOLIS

2019

Introdução

Este trabalho tem como objetivo trazer como   a zona proximal contribui no desenvolvimento da criança.

 É importante ressaltar a contribuição para a interação, a linguagem e a aprendizagem. Através da zona proximal gradativamente a criança vai se desenvolvendo, atividades que a criança não consegue realizar sozinha, mas que, com a ajuda de alguém que lhe dê algumas coordenadas corretas podendo ser uma outra criança ou um adulto, ela passa a conseguir resolver.

Desenvolvimento

Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), é um conceito criado por Lev Vigotsky, e relata a distância entre o nível de desenvolvimento do momento atual, determinado pela capacidade de solucionar um problema sem o auxílio de uma pessoa, e as diversas possibilidades de resolve-lo, apontando através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou com a ajuda de outro companheiro.

Reunião familiar

Ao reunir toda a família em um almoço de domingo, foi possível observar três crianças

Uma de três anos e idade, outra de sete anos de idade e outra de nove anos de idade.

As crianças brincavam, a menor de três anos ficava o tempo todo com uma bola, mas de repente começou a imitar as crianças maiores, já as duas maiores estavam brincando de perguntar “ O que é, o que é” e davam dicas tinha de responder conforme as dicas.

A de três anos não compreendia muito bem apenas repetia o que é, e depois falava as últimas palavras que ouvia das crianças maiores. A criança de nove anos, calmamente falava com a criança menor que ela ainda não sabia brincar daquela brincadeira e repetia o que foi dito devagar para ela falar de novo.

Neste comportamento da criança de três anos, foi possível observar zona de desenvolvimento proximal, pois esta criança não tinha ainda vivenciado aquela experiência era seu primeiro contato com aquela brincadeira e o irmão de nove anos lhe ensinava a brincar.

O desenvolvimento potencial na situação é quando a criança de três anos repete parte da brincadeira, após ter observado a brincadeira das outras duas crianças.

O desenvolvimento real da criança de três anos é o momento em que ela brinca com a bola, sozinha sendo capaz de brincar sem ajuda de outras crianças e sem um adulto para mediar a brincadeira.

 Conclusão

Conclui que a troca de experiência e muito importante a zona proximal contribui na interação e proporciona o conhecimento e descobertas para o aluno e para o professor. O que uma criança consegue realizar hoje com a ajuda de alguém um colega ou um adulto em curto espaço de tempo conseguira realizar sozinha.

Referencias

ZANELLA, Andréa Vieira. Zona de desenvolvimento proximal: análise teórica de um conceito em algumas situações variadas. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 2, n. 2, p. 97-110, ago.  1994. Disponível em . acessos em  20  maio  2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com