TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Por:   •  30/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

O projeto e/ou atividade de portfólio visa propiciar ao futuro professor um momento de reflexão sobre sua prática pedagógica, com base na Abordagem Socioconstrutivista, uma relevante teoria nas áreas da Psicologia e da Educação. Além disso, objetiva-se que o aluno relacione teoria e prática, aplicando um dos conceitos da abordagem a uma realidade prática ou real.

Etapas:

Etapa 1 – Estudo das Teorias Cognitivas da Aprendizagem.

Etapa 2 – Observação e descrição de uma situação natural que envolve aprendizagem e mediação.

Etapa 3 – Texto com base na situação observada indicando onde é possível perceber o conceito de zona de desenvolvimento proximal.

Etapa 4 – Conclusão

Introdução

A distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, caracteriza o que Vygotsky denominou de Zona de Desenvolvimento Proximal.

• O Nível de desenvolvimento real compreende o conjunto conhecimento consolidado, ou seja, aquilo que é capaz de resolver utilizando seu conhecimento de forma autônoma.

• O Nível de desenvolvimento potencial é o conjunto de atividades que a criança não consegue realizar sozinha, mas que, com a ajuda de alguém que lhe dê algumas orientações adequadas (um adulto ou outra criança mais experiente), ela consegue resolver.

Situação Observada

Busquei minha afilhada Laura de 4 anos, para passar o final de semana comigo, na noite da sexta-feira, coloquei um cd e comecei a dançar, a Laura também começou a dançar e na sequencia passou a copiar meus passos de dança, copiando cada passo, e pedindo que eu ensinasse os passos que não conseguia copiar, e depois passou a realizar alguns passos que eu já havia feito e outros inventados por ela, depois da janta coloquei alguns vídeos de dança no computador e ele passou a imita-los, todo fim de semana ela dançou, recriando todos os passos aprendidos e realizando seus próprios passos. No decorrer da semana a mãe da Laura comentou comigo que a pequena disse que quer ser dançarina.

Análise

O primeiro nível de desenvolvimento real aparece quando ela começa a dançar. O primeiro nível de desenvolvimento potencial acontece quando eu passo a ensinar a ela alguns passos. A zona de desenvolvimento proximal está entre o momento em que ela começa a dançar e o segundo momento, quando ela pede a minha ajuda para aprender os passos. O segundo nível de desenvolvimento real acontece quando ela aprende os passos que ensinei. O segundo nível de desenvolvimento potencial acontece quando ela começa a aprender novos passos com os vídeos, a zona de desenvolvimento proximal acontece quando ela já consegue dançar sozinha com os meus passos e com aqueles aprendidos nos vídeos.

Conclusão

Com base no trabalho compreendi que a utilização da teoria da zona de desenvolvimento proximal é fundamental para a prática pedagógica. Este trabalho me auxilia na formação acadêmica por apresentar um conceito de extrema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com