A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Por: Marina Postacchini • 30/9/2020 • Trabalho acadêmico • 569 Palavras (3 Páginas) • 305 Visualizações
O projeto e/ou atividade de portfólio visa propiciar ao futuro professor um momento de reflexão sobre sua prática pedagógica, com base na Abordagem Socioconstrutivista, uma relevante teoria nas áreas da Psicologia e da Educação. Além disso, objetiva-se que o aluno relacione teoria e prática, aplicando um dos conceitos da abordagem a uma realidade prática ou real.
Etapas:
Etapa 1 – Estudo das Teorias Cognitivas da Aprendizagem.
Etapa 2 – Observação e descrição de uma situação natural que envolve aprendizagem e mediação.
Etapa 3 – Texto com base na situação observada indicando onde é possível perceber o conceito de zona de desenvolvimento proximal.
Etapa 4 – Conclusão
Introdução
A distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, caracteriza o que Vygotsky denominou de Zona de Desenvolvimento Proximal.
• O Nível de desenvolvimento real compreende o conjunto conhecimento consolidado, ou seja, aquilo que é capaz de resolver utilizando seu conhecimento de forma autônoma.
• O Nível de desenvolvimento potencial é o conjunto de atividades que a criança não consegue realizar sozinha, mas que, com a ajuda de alguém que lhe dê algumas orientações adequadas (um adulto ou outra criança mais experiente), ela consegue resolver.
Situação Observada
Busquei minha afilhada Laura de 4 anos, para passar o final de semana comigo, na noite da sexta-feira, coloquei um cd e comecei a dançar, a Laura também começou a dançar e na sequencia passou a copiar meus passos de dança, copiando cada passo, e pedindo que eu ensinasse os passos que não conseguia copiar, e depois passou a realizar alguns passos que eu já havia feito e outros inventados por ela, depois da janta coloquei alguns vídeos de dança no computador e ele passou a imita-los, todo fim de semana ela dançou, recriando todos os passos aprendidos e realizando seus próprios passos. No decorrer da semana a mãe da Laura comentou comigo que a pequena disse que quer ser dançarina.
Análise
O primeiro nível de desenvolvimento real aparece quando ela começa a dançar. O primeiro nível de desenvolvimento potencial acontece quando eu passo a ensinar a ela alguns passos. A zona de desenvolvimento proximal está entre o momento em que ela começa a dançar e o segundo momento, quando ela pede a minha ajuda para aprender os passos. O segundo nível de desenvolvimento real acontece quando ela aprende os passos que ensinei. O segundo nível de desenvolvimento potencial acontece quando ela começa a aprender novos passos com os vídeos, a zona de desenvolvimento proximal acontece quando ela já consegue dançar sozinha com os meus passos e com aqueles aprendidos nos vídeos.
Conclusão
Com base no trabalho compreendi que a utilização da teoria da zona de desenvolvimento proximal é fundamental para a prática pedagógica. Este trabalho me auxilia na formação acadêmica por apresentar um conceito de extrema
...