TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS LAZER CENTROS URBANOS

Por:   •  19/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 3

   O conceito de lazer baseia-se no tempo livre que um individúo possui, um tempo recreativo para que possa utiliza-lo da maneira que mais se adequar ao seus meios de relaxamento e diversão, se desenvolve em horários em que não há necessidade do trabalho comum ou estudo por exemplo. Apropriando-se ao meio, a mente passa a fluir e a criar novos caminhos para ideias e expansão da criatividade, ou até mesmo para um descanso de seus continuos trabalhos com atividades leves ou pesadas. Mas atualmente, este conceito é utilizado de forma funcional, comercial e individualista, deixando de lado a apreciação de atividades em grupos comunitários ou até mesmo com a própria família, já que o mesmo  possui uma função socio-cultural de tamanha importância.


   Acostumados à rotina pesada e ardua, alguns indivíduos dispõe apenas de poucas horas para um descanso dignos a si, e em diversos momentos, acabam colocando o trabalho acima do tempo livre que teriam, se tratam de responsabilidades, o próprio corpo exige uma pausa para melhor rendimento e desempenho. A falta destes minutos gera inúmeras consequencias prejudiciais ao corpo e a rotina exigida pelo dia a dia, como o stress, dores no corpo, mal rendimento psicologico e  motor etc. O local a qual mais presenciamos a ausência deste conceito essencial é em meio aos grandes centros urbanos, repletos pela diversidade empresarial e pela grande movimentação corrida de trabalhadores que criam conflitos entre o tempo de trabalho e o atraso, não é um tema novo tratando-se da agitação extensa de uma cidade, entretanto, é um tema preocupante. Como citado anteriormente, o lazer pode gerar beneficios e a falta do mesmo também pode gerar maleficios sérios e que exigem a atenção, e com falhas e mais falhas aos poucos empresas que não possuem a preocupação acabam falhando em seus deveres e missões, onde o ser humano e sua saúde são o ponto-chave para o sucesso de suas políticas empresariais.


   Habituados à constante e diaria checagem de e-mails e cartas, trabalhadores fazem desta função seu lazer, não aproveitando-o de forma adequada e anulando, de certa forma, o tempo que lhe traria condições melhores para seguir seu dia sem pesos extremos que sobrecarregam suas mentes.


"A revolução dos costumes que se baseou em três novos elementos intimamente relacionados: diminuição das horas de trabalho e, consequentemente, aumento das horas de ócio; elevação do nível salarial em virtude de maior rendimento em um menor tempo de trabalho; e a incapacidade de empregar adequadamente o tempo livre". (SILVA, 1971, p.10)

    Algumas empresas, preocupadas com seus grupos, aplicam meios que afastam as mentes ativas de suas funções obrigatórias, estimulando o descanso com ginásticas laborais ou folgas em alguns momentos da semana, o que no caso, séria nada mais que uma ótima estratégia para o conforto e sucesso. Mas existem outros meios bem estudados por empresas responsaveis pelo lazer, como podemos ver, temos acesso à parques, cinemas, clubes, lojas etc, favorecendo nosso convivio social e cultural. A própria prefeitura instala pequenos ou grandes locais e projetos para que o tempo livre seja executado e seus habitantes se mantenham contentes com atividades relaxantes e descontraídas.

"Uma ocupação não obrigatória, de livre escolha do indivíduo que a Vlve e CUJOS valores propiciam condições de recuperação psicossomática e de desenvolvimento pessoal e social". (REQUIXA, 1980, p.35)

    Mesmo de forma involuntária e despercebida, o individúo é capaz de encontrar e entrar em um dos muitos pontos que o lazer oferece, mesmo que por breves segundos, nos distraímos lendo livros, assistindo algum programa ou frequentando academias e praticando alguma atividade corporal, o que na atualidade tem sido mais frequente, já que o gosto pelo corpo tem aumentado junto ao prazer pela pratica esportiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com