TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 6

OLMAR DA SILVA FREITAS NETO

História e conceitos da Ginástica e a importância das Atividades Rítmicas e Expressivas na formação de cidadãos.

Atividade de Portfólio, 10ª semana da Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas professora MS.  Marciana Roberta de Oliveira.

 

Vila Velha

2017

  1. Ginástica é a prática sistemática de exercícios físicos que envolvem força, agilidade, coordenação motora e flexibilidade. Com embasamento científico, ela busca o desenvolvimento da saúde física e mental do indivíduo, bem como sua valorização moral e sua formação como cidadão.
  2. Tendo origem na Pré-História, o exercício físico era de fundamental importância para a sobrevivência do homem, pois, era através desta prática que ele buscava sua sobrevivência, sendo pelo ato de correr atrás de animais para se alimentar, ou até mesmo pelo ato de fugir dos perigos que o cercava. É importante salientar também, a necessidade que o homem tinha de nadar, remar, atirar com arco, dentre outras coisas, bem como participar de jogos, rituais religiosos etc.

Já na Idade Média, os exercícios físicos eram utilizados para a formação de soldados para batalhas, sendo que os nobres apreciavam a esgrima e a equitação.

Por fim, o exercício físico na Idade Moderna, passou a ser utilizado como ferramenta importante para a educação e amplamente valorizado pelos estudiosos da época que contribuíram para o desenvolvimento da Educação Física. Nesse período surgiu a prática de exercício sistematizado denominado Ginástica, com vários métodos que buscam o aperfeiçoamento físico e mental do homem.

  1. Atualmente, as modalidades de ginástica são classificadas em modalidades competitivas e não competitivas, sendo dividida em cinco campos de atuação:
  • Ginástica de condicionamento físico: abrange as modalidades que buscam a aquisição ou a manutenção do condicionamento físico do indivíduo. Temos como exemplo a ginástica localizada, a musculação, o step, entre outros.
  • Ginástica competitiva: incluem todas as modalidades competitivas, tais como Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Trampolim Acrobático.
  • Ginástica Terapêutica ou Corretiva: atua na busca pela prevenção e no tratamento de doenças. Inclui a cinesioterapia, reeducação postural global, entre outras.
  • Ginástica de Conscientização Corporal: busca o autoconhecimento corporal, desenvolvendo posturas e atitudes que melhorem a qualidade de vida e a saúde do corpo e da mente. Pilates e Yoga são exemplos dessa categoria.
  • Ginástica de Demonstração: Tem por finalidade a interação social e não possui caráter competitivo. Temos como exemplo a Ginástica Geral e a Ginástica Circense, dentre outras.
  1. As modalidades competitivas são:
  • Ginástica Artística: subdividida em WAG (feminina) e MAG (masculina), sendo utilizados aparelhos distintos e com regras distintas. Nas provas, os atletas utilizam força, equilíbrio, coordenação, flexibilidade e graça (apenas para as mulheres) para a execução dos movimentos.
  • Ginástica Rítmica: praticada apenas por mulheres, utilizam a música e a dança na execução dos movimentos e no manejo dos objetos típicos desta categoria, tais como: a bola, a fita, a corda, o arco e as maças.
  • Trampolim Acrobático: Com competições individuais ou sincronizadas, os atletas executam saltos e piruetas em trampolins, buscando a perfeição técnica e o controle do corpo.
  •  Ginástica Acrobática: Engloba movimentos de solo, piruetas, força e equilíbrio. Fazem parte desta modalidade as séries dinâmicas, que utilizam voos dos ginastas; as de equilíbrio, responsável pelos exercícios estáticos; e a combinada, que é a junção das duas anteriores.
  • Ginástica Aeróbica: Inicialmente era praticada apenas como exercício físico, mas a partir da década de 1980, tornou-se também um esporte competitivo. Nesta modalidade os atletas devem executar coreografias com boa postura e técnicas corretas utilizando da força, flexibilidade, agilidade e coordenação.

  1. Ginástica de Condicionamento Físico: visa à obtenção do condicionamento físico de quem a pratica, bem como sua manutenção. Temos como exemplos a musculação e a ginástica localizada.

Hidroginástica: por ser na água, exige menor esforço e causa menor impacto nas articulações. Melhora a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória, proporcionando aos que praticam uma sensação de leveza e bem estar.

Ginástica de Conscientização Corporal: busca pelo desenvolvimento de posturas corretas, assim como atitudes que melhorem a qualidade de vida do indivíduo, física e mentalmente. Um bom exemplo dessa categoria é o pilates.

  1. A Ginástica Laboral é praticada durante o expediente de trabalho através de exercícios físicos, alongamentos, massagens, dentre outros. Visa à promoção da saúde e à prevenção de possíveis danos físicos aos funcionários, causados pela repetição de esforços e pelas doenças ocupacionais, sendo direcionada de acordo com a atividade exercida pelo trabalhador.
  2. Ginástica Geral é uma modalidade gímnica esportiva com caráter não competitivo, cuja finalidade é a prática lúdica e prazerosa, voltada para o lazer e o bem estar físico e mental de todos que a executam, podendo ser praticada por qualquer pessoa. Temos como exemplo a dança e as expressões folclóricas, fundamentadas nos elementos gímnicos.
  3. As partes de uma aula de ginástica são:
  • Aquecimento: sendo de baixa intensidade e de pouco duração, visa ao aquecimento da musculatura, de forma suave e progressiva.
  • Parte principal: onde são trabalhados os grandes grupos musculares, e tem como características alta intensidade e aumento da frequência cardíaca.
  • Volta à calma: compreendem os alongamentos de baixa intensidade e a diminuição da frequência cardíaca.
  1. Segundo Bland (1976) as três faces da dança são:
  • A face natural: expressa pelo simples prazer do movimento físico e que se assemelha às manifestações infantis, munida de naturalidade e liberdade nos movimentos, sem preocupação com técnica e/ou conhecimento específico.
  • A face social: expressa a harmonia de movimento dos dançarinos e se manifesta como elemento de ligação nos grupos. Temos como exemplo a dança de salão e danças folclóricas.
  • A face estética: expressa pela integração do humano com o abstrato, da emoção com a mente, da espontaneidade com a disciplina.
  1. Um fato interessante é que o homem primitivo utilizava a dança para celebrar toda manifestação importante durante sua vida, tal como o nascimento, o casamento, a cura e até mesmo a morte. Além disso, também eram celebrados os estágios da vegetação, baseados nas estações do ano e que garantiam sua sobrevivência. Por fim, havia a celebração dos acontecimentos importantes na vida da tribo, como o dia da caça, momentos marcantes de sua história e até mesmo seus integrantes mortos. Diante disto, constatamos que a manifestação da dança sempre esteve presente na história da humanidade.
  2. As Atividades Rítmicas e Expressivas privilegiam a criatividade e autonomia do corpo humano e busca a formação do cidadão, dentro ou fora do ambiente escolar, de forma que ele possa se expressar livremente, expondo suas ideias, sem se prender a padrões gestuais, utilizando-se de ritmos e expressões. A dança, por exemplo, é uma manifestação natural do ser humano que se revela nas relações sociais, e que deve estar presente no ambiente escolar.

Portanto, as Atividades Rítmicas e Expressivas apresentam os mesmos objetivos, dentro e fora da escola, tais como o desenvolvimento da criatividade e do conhecimento corporal, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com